Conferência de Assistência Social supera expectativas

Conferência de Assistência Social supera expectativas

13 de julho de 2017 às 00h00.

“A Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” foi o tema discutido durante a Conferência Municipal da Assistência Social realizado pela Secretaria de Assistência Social de Boa Esperança, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ontem, quarta-feira (12), na Escola Antônio dos Santos Neves. A palestrante Fabiana de Souza Almeida, Técnica da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) despertou nos participantes o desejo de mudanças no sistema SUAS, a intenção foi avaliar a política da assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social.  

Fabiana explanou sobre as quatro temáticas: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre seus serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para dos direitos socioassistenciais.

Após a palestra houve o debate que contou com a participação maciça da plenária com uma discussão aprofundada e com um só intuito, a de trabalhar a família como um todo, e usar o nosso sistema com uma rede de trabalho e conhecimentos. Na oportunidade, o vice-prefeito Valdir Ramos Mattusoch, o Valdirim, que representou o prefeito Lauro Vieira da Silva, lembrou que a Conferência é um debate necessário e correto para efetivar e fortalecer o controle social no município. Participaram também do evento os vereadores Jocemar Xavier e Josil Gilberto Sangiórgio, o presidente do CMAS Eudes Alexandre Monteverde, membros do Conselho Tutelar, representantes de entidades sem fins lucrativos, como a APAE, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde e todos os usuários dos serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), entre outras lideranças políticas e comunitárias. 

Segundo o presidente do CMAS Eudes Alexandre Monteverde, os servidores e usuários do SUAS puderam debater e elaborar propostas para os próximos anos e ainda trazer os questionamentos e propostas relatadas.

“As Conferências Municipais são os espaços democráticos para que todas as vozes sejam ouvidas e se estabeleçam as estratégias e prioridades nas políticas públicas”, destacou Eudes.

Durante o evento foram realizadas rodas de debates e apresentações dos relatórios, apresentação musical com crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SFV), discussões das propostas e eleição de delegados que irão representar juntamente com o poder público, o município de Boa Esperança na Conferência Estadual de Assistência Social, com data ainda a ser definida.

A secretária Ana Rosa Marin classificou o resultado do evento como positivo e aproveitou o momento para agradecer a efetiva participação de mais de 100 pessoas, na Conferência, desde a palestra, dos debates e eleição dos delegados.

“Muito obrigada a todos vocês que participaram da nossa conferência, que na minha  opinião, superou as nossas expectativas. Estou muito feliz mesmo, com a participação de diversas representações da sociedade nas discussões das nossas demandas, projetos e programas da secretaria. Em breve vamos levar nossas propostas para serem discutidas a nível estadual e nacional e, dentro das possibilidades serem concretizadas de acordo com as prioridades”, salientou Ana Rosa.

 

 

 

 

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h
Sexta-feira de 07h às 13h

Telefone

(27) 3768-6547

Endereço

Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.