Municípios do ProdNorte e Estado querem Pré-Enem e curso técnico

Municípios do ProdNorte e Estado querem Pré-Enem e curso técnico nos municípios

30 de setembro de 2013 às 00h00.

O Consórcio ProdNorte esteve reunido na última segunda-feira com o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa, em Boa Esperança, para discutir as necessidades da região relacionadas à educação.O prefeito de Boa Esperança, Romualdo Milanese, e o presidente do ProdNorte e prefeito de Pinheiros, Antonio Carlos Machado, foram os anfitriões. Fazem parte do consórcio 11 municípios do Extremo Norte do Estado.

Entre os vários pontos importantes que foram abordados durante a reunião, os destaques foram a qualificação profissional para atender às demandas das empresas previstas para se instalar no Norte do Estado, e o Pré-Enem, curso preparatório para jovens que vão fazer a prova do Enem.

As prefeituras devem levantar quantos são os jovens com interesse em participar do curso preparatório para que a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) possa avaliar a implantação para o Enem 2014.

“Nosso interesse é ter um curso como esse em cada município. Estamos analisando se é possível usar os nossos professores através de extensão de carga horária, dentro do espaço das nossas escolas. Porque temos hoje uma estratégia de polos, em São Mateus e Colatina, mas é um modelo que acreditamos não ser o mais adequado. Os jovens que quiserem se preparar para o Enem, que hoje é a porta de entrada para a universidade, terão essa oportunidade. Precisamos cravar na cabeça desses meninos que a melhor estratégia para se dar bem na vida é estudando”, explicou.

A estimativa do secretário é fazer o levantamento até o início de 2014, para que os alunos já possam participar dos cursos preparatórios a partir de abril do mesmo ano. Barbosa aproveitou o momento para declarar seu apoio à criação da Universidade do Norte do Espírito Santo.

“Ficamos muito felizes com a possibilidade dos jovens esperancenses terem o Pré-Enem tão perto de casa e queremos batalhar por um curso aqui em Boa Esperança”, salientou o prefeito Romualdo Milanese.

QUALIFICAÇÃO

Klinger Barbosa disse que o Estado tem déficit de mão de obra qualificada para atender às empresas que estão chegando e é necessário definir estratégias para qualificar a população adulta, entre 20 e 35 anos, além de incentivar essa população a concluir os ensinos fundamental e médio.

“Temos um milhão de pessoas no Estado que não concluíram o ensino fundamental e gostaríamos de implantar o ensino médio associado ao técnico para atender jovens e adultos. Nesse caso, também precisamos de um levantamento para estimar quantas pessoas e quais cursos são mais importantes para cada cidade, que vão atender às empresas com a mão de obra que eles precisam, assim como garantir formação profissional e emprego para a população. Temos ainda que procurar professores para o ensino técnico, que também tem sido uma dificuldade por falta de docentes especializados”, destacou.

“O Brasil passou por uma revolução da criança na escola. Hoje temos 98% das nossas crianças estudando. Agora a nova revolução é a educação de adultos que não tiveram oportunidade ou não quiseram, mas que agora precisam e têm vontade de passar por qualificação profissional para aproveitar esse bom momento de oferta de vagas. Esse é o nosso desafio”, ressaltou.

Outro ponto importante abordado pelo secretário foi o fato do Estado estar fazendo obras de construção, reforma, reconstrução e manutenção das escolas estaduais que podem ser realizados por meio de parceria também nas escolas municipais no ano que vem.

Os prefeitos poderão ainda apresentar projetos para construção de quadras nas escolas que possam ser utilizadas ainda como espaço de lazer para as comunidades. A Sedu já tem seis modelos de projetos que as prefeituras podem utilizar. Há ainda oportunidade de parceria Estado/prefeituras para escolas em assentamentos.

Essa oportunidade, segundo prefeito Romualdo Milanese, pode contribuir com a reforma e ampliação da Escola Ubaldina Santo Amaro do Amaral, localizada no centro de Boa Esperança, uma das mais importantes do município.

Durante a reunião foram abordados ainda os temas como financiamento da educação infantil, analfabetismo, transporte escolar, drogas e segurança nas escolas.

A próxima reunião do ProdNorte está prevista para o dia 7 de outubro, às 9 horas, em Ponto Belo, com o vice-governador, Givaldo Vieira, e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcelo D’Isep, para discutir assuntos relacionados à seca.

 ASSUNTOS DA REUNIÃO

Pré-Enem

Os prefeitos apresentaram a necessidade de curso preparatório para os jovens que querem ingressar na faculdade e o secretário de Estado, Klinger Barbosa, informou que os municípios devem fazer levantamento do número de vagas necessárias para a possível implantação em abril de 2014 nas próprias escolas estaduais, utilizando professores da rede em regime de extensão de carga horária.

Curso profissionalizante

Essa foi uma abordagem do próprio secretário Klinger, demonstrando a preocupação com relação às demandas das empresas que estão se instalando no Estado que geram empregos diretos e indiretos através dos prestadores de serviços. Além do grande número da população adulta e jovem, entre 20 e 35 anos, que ainda não tem conclusão de ensino médio.

A sugestão é que os prefeitos façam projetos e o levantamento de quantas vagas são necessárias para curso técnico e técnico integrado ao ensino médio, para que o Estado possa avaliar a possibilidade de implantar em cada município ou em polos.

Educação infantil

Os prefeitos apresentaram os problemas existentes para custear a educação infantil e argumentaram se o Estado pode contribuir com algum tipo de financiamento.

O secretário pediu que os prefeitos se mobilizem e apresentem propostas que possam ser levadas também ao Governo Federal, porque o Estado não tem como contribuir com esse custeio sozinho, mas pode apoiar a busca pelos recursos.

Transporte escolar

Klinger Barbosa salientou que transporte escolar é um problema prioritário da Sedu no ano de 2013. Segundo ele, uma equipe da secretaria está avaliando tudo o que foi feito este ano e quais as melhores estratégias para oferecer o melhor transporte para os alunos das redes estadual e municipais.

Os prefeitos e representantes destacaram que o modelo transferência fundo a fundo, em que é preciso apresentar a prestação de contas ao final de cada ano, tem facilitado a contratação.

O secretário sugeriu que o Estado compre veículos menores, tipo van, e os municípios arquem com a contratação dos motoristas.

 Analfabetismo

O secretário explicou que o número de analfabetos ainda é grande no Estado, sendo que no Norte a situação é ainda pior. Barbosa ressaltou que de acordo com os dados do Censo de 2010, do IBGE, 46% dos analfabetos do Espírito Santo têm mais de 60 anos e essas pessoas precisam ser abordadas para participar do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do “Vivendo e Aprendendo”.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h
Sexta-feira de 07h às 13h

Telefone

(27) 3768-6547

Endereço

Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.