Defesa Civil ministra palestra Comunidade mais Segura

29 de agosto de 2017 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança e Defesa Civil Municipal está realizando a partir desta semana, palestras para alunos de 1º ao 5º ano, sobre o Projeto Comunidade mais Segura, com tema “Mudando os Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações”. As primeiras palestras começaram na manhã desta terça-feira, na Escola Profª Ubaldina.

O projeto consiste na realização de uma série de palestras de orientação sobre procedimentos e cuidados que todos devem tomar para prevenção de acidentes e desastres. As palestras são ministradas pelo coordenador da Defesa Civil Municipal Edson Rossin e Márcio Vitorrazzi.

Nas palestras, os estudantes receberão informações sobre os  acidentes geológicos naturais destacando as inundações produzidas pelas cheias dos rios e córregos, a erosão acelerada e os movimentos de massa como deslizamentos nas encostas. O projeto toma como base de informações da cartilha do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre esses acidentes geológicos naturais.

Tais acidentes quando deflagrados podem causar danos à propriedade ou fazendo grande número de vítimas e podem ser naturais ou induzidos pelo homem abrangendo, principalmente, escorregamentos e inundações.

De acordo com coordenador de Defesa Civil, Edson Rossim, o objetivo é diminuir a vulnerabilidade das comunidades, por meio do conhecimento dos processos desencadeadores e dos eventos, visando prevenção de situações de risco e mudanças de hábito.

No mesmo projeto está sendo desenvolvida uma campanha de conscientização e para recolhimento de materiais que pode contaminar o solo e lençóis freáticos, como pilhas e baterias de celulares, que também pode gerar doenças, se forem descartadas incorretamente.