Boa Esperança agora é Rosa

Boa Esperança agora é rosa

07 de outubro de 2013 às 00h00.

Dentro da programação do Outubro Rosa, hoje haverá palestra sobre câncer de colo de útero, às 16 horas

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações relacionadas à saúde da mulher em apoio à campanha nacional Outubro Rosa.

Todas as unidades do município terão uma programação voltada aos cuidados e prevenção de doenças da mulher, mas o principal foco é o câncer de mama que também atinge os homens, mesmo que em menor proporção.

Segundo a enfermeira-chefe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jacques Gonçalves Vieira, Magali Toscano Ribeiro, durante todo o mês as mulheres serão orientadas sobre como apalpar o seio para identificar nódulos, serão incentivadas a realizar os exames ginecológicos preventivos para identificação do câncer de colo de útero, e serão incentivadas a amamentar.

“As mulheres precisam estar com seus exames regulares sempre em dia e temos coleta de preventivo em todas as nossas unidades toda a semana. Não existe razão para não se prevenir” explicou Magali.

Na última segunda-feira, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma passeata pelas ruas da cidade para lembrar a população sobre o Outubro Rosa.

Durante toda a manhã, profissionais da saúde orientaram as pessoas na Praça Angelina Spagnol Covre sobre as doenças da mulher e também orientaram as mães sobre amamentação no coreto da praça.

E a programação continua hoje, às 16 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, o médico o Programa da Saúde da Família (PSF), Andrei Barros de Sá Fonseca, vai ministrar uma palestra sobre o Câncer do Colo do Útero e todas as esperancenses podem participar.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

7/10 a 11/10 Orientação quanto a importância de amamentação em todas as unidades de saúde

08/10 Palestra com o médico do Programa da Saúde da Família (PSF), Andrei Barros de Sá Fonseca sobre Câncer do colo de útero, às 16 horas, no salão Paroquial da Igreja Matriz.

11/10 Palestra com a psicóloga Valdirene Turini Alves, sobre Motivação, no CRAS, às 16 horas

Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jacques Gonçalves Vieira (Sede)

17/10 Teste rápido de HIV e Sifilis, às 16 horas, feito pela enfermeira Magali Toscano Ribeiro.

26/10 Coleta de preventivo, com enfermeira Magali Toscano Ribeiro

30/10 Palestra sobre Planejamento Familiar, às 13 horas, com o médico do Programa da Saúde da Família (PSF), Andrei Barros de Sá Fonseca

UBS III Vila Tavares

15/10 Teste rápido HIV/Sífilis, com os enfermeiros da unidade