Seca em Boa Esperança: Estado homologa calamidade pública

14 de outubro de 2013 às 00h00.

Decretada calamidade pública em função da seca para Boa Esperança. A pedido da Prefeitura de Boa Esperança, o Governo do Estado publicou na ultima sexta-feira a homologação no Diário Oficial.

O nível dos mananciais de Boa Esperança baixou tão drasticamente nos últimos oito meses que a redução da água armazenada nas barragens provocou a queda de 30% da produção de café conilon, 40% de cana de açúcar, pecuária em torno de 35%, seringueira 30%, pimenta do reino em torno de 25%, culturas brancas (feijão, milho, mandioca, entre outros) perda de 25%.

A seca também refletiu negativamente no comércio do município que registra queda de aproximadamente 25% no volume de vendas e, consequentemente, aumento da inadimplência.

Os registros pluviométricos do Incaper indicam que Boa Esperança teve um déficit hídrico de 337,6 mm nos últimos oito meses, com precipitação de 437,3 mm e evaporação de 774,9 mm.

Boa Esperança é o terceiro município do Estado a decretar calamidade e o prefeito, Romualdo Milanese, explicou que a homologação veio em boa hora, porque os produtores poderão receber ajuda por parte da administração pública para tentar reduzir os prejuízos causados pela seca.

“Agradecemos ao Governo do Estado e à Defesa Civil Estadual que nos deu toda a atenção para homologar esse decreto”, salientou.