Inaugurada a barragem do Itauninhas

02 de abril de 2018 às 00h00.

A maior barragem do Espírito Santo está entregue aos municípios de Pinheiros e Boa Esperança. Na manhã de sábado (31), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) inaugurou a barragem Engenheiro Agrónomo Valter Matielo. O reservatório tem a capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água em 256 hectares de área alagada, o equivalente a 256 campos de futebol. O investimento para a conclusão da obra foi de R$ 8,3 milhões.

A obra teve início há mais de 10 anos com um convênio entre o município de Pinheiros e o Governo Federal e ficou por oito anos paralisada. Em 2016, o Governo do Estado assumiu a obra e concluiu a construção do reservatório. A barragem faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens. Até a conclusão da Barragem do Rio Jucu, a de Pinheiros e Boa Esperança será a maior do Espírito Santo.

A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário da Agricultura, Octaciano Neto; do prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira; do prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, além de lideranças estaduais e da região.

O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração é um marco na história do Estado com a conclusão de uma obra que era de responsabilidade do Governo Federal e que foi assumida e concluída pelo Governo do Estadual. Hartung destacou ainda que a nova barragem é fruto de uma conquista coletiva. Além da segurança hídrica, a barragem pode ser uma oportunidade de desenvolvimento socioeconômico da região.

Em discurso, novamente, o governador defendeu a necessidade da população ser consciente sobre a importância de proteger nascentes e preservar a cobertura florestal. “É muita alegria participar de um evento como este. Além desta que está pronta, estamos construindo outras barragens em todo Estado. É a primeira vez que o Espírito Santo tem um Programa de Barragens. É importante deixar claro que só barragem não é o suficiente. Temos que mudar nossa relação de consumo com o meio ambiente. Conclamo as lideranças para plantarmos árvores. Vamos cuidar das nascentes e refazer a cobertura florestal estratégica de nosso Estado. Temos que mudar o comportamento. Deixo aqui está importante reflexão”, ponderou Hartung.

O secretário Octaciano Neto fez uma apresentação, na qual mostrou algumas ações do Governo para ampliar a reservação de água no Espírito Santo. Ele destacou que a barragem resolve o problema de falta de água das cidades de Pinheiros e Boa Esperança em períodos de estiagem. “Esse é um dos dias mais felizes durante esses três anos e meio que estou no governo. A barragem só foi concluída após o governador Paulo Hartung solicitar que o Estado assumisse a obra, em 2016. Essa barragem tem capacidade de armazenar água por oito anos para a população de Boa Esperança e Pinheiros. Além do Programa, a Seag também possui importantes ações para a agricultura do Estado, como o Caminhos do Campo, o Campo Digital, entrega de equipamentos e instalação de pontes. Tudo isso é possível realizar pelo Governo estar com as contas em dia”.