Sistemas agroflorestais aumentam produtividade em Boa Esperança

11 de outubro de 2013 às 00h00.

Para incentivar produtores rurais a recuperarem áreas degradadas e adequarem ambientalmente suas propriedades, a Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Incaper, Iema e IDAF fizeram um encontro para orientação sobre sistemas agroflorestais.

Durante o evento, também foram apresentadas possibilidades para implantação de projetos de recuperação e manejo de culturas com uso amigável do solo com a utilização de recursos do Programa Reflorestar. Técnicos informaram que existem hoje custeios para pastagem ecológica, plantio de seringais, sistemas agroflorestais, com menos burocracia, todos com recursos dos royalties do petróleo.

“O Governo do Estado alocou 3% dos royalties do petróleo para reflorestamento. Temos R$ 20 milhões disponíveis para os produtores que apresentarem seus projetos através do Programa Reflorestar. O Incaper está disponível para orientar e até mesmo preparar os projetos para os produtores interessados”, ressaltou o engenheiro agrônomo do Incaper, Miguel Ângelo Aguiar. Durante o evento foram apresentadas as mudanças na legislação agroflorestal e as informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que começou a ser feito no dia 1º de outubro, pelo engenheiro agrônomo do IDAF, Everson Batista. O cadastramento já está sendo feito pelo IDAF de Boa Esperança. “A exigência era de 20% de reserva legal na propriedade, hoje são 10% obrigatórios e o levantamento será feito através do CAR. Os produtores podem aproveitar a oportunidade da ajuda de custo que o Governo do Estado está dando para regularizar suas propriedades e ainda obterem as vantagens que um corredor ecológico na propriedade oferece”, explicou Everson.

Foi apresentado também o caso de sucesso do produtor de Nova Venécia, Eliveltro Miranda Falcão, que tem toda a propriedade em sistema agroflorestal há nove anos e vem colhendo os frutos com produtos orgânicos aumentando a produtividade em 60%. Atualmente, a propriedade tem 8,69 hectares, sendo 3,8 em Sistema Agroflorestal (SAF) e o restante em reserva florestal com corredor ecológico.

Antes da implantação do sistema, Eliveltro utilizava cerca de 30 sacos por ano de fertilizantes industriais em sua propriedade, hoje usa 15 sacos, em média, com tendência a reduzir ainda mais no próximo ano. A propriedade da família Falcão tem servido de exemplo para outras no Estado.

“Apenas meu café ainda não é totalmente orgânico, porque o processo de mudança da lavoura precisa ser gradativo e estou em fase de implantação, mas o corredor ecológico contribui muito na eliminação de pragas e só não é natural no café, nas hortaliças, frutas e outros produtos, não preciso de agrotóxico. A cada ano percebemos que nossa produtividade aumenta mais”, explicou.

Em Boa Esperança, existem atualmente sete propriedades que foram adequadas ao sistema agroflorestal com implantação de corredores ecológicos ligados à Pedra da Botelha.

Dinheiro para reflorestamento no Programa Reflorestar

Os produtores que tiverem interesse em participar do programa de reflorestamento do Governo do Estado terão ajuda de custo e, em alguns casos, pagamento por serviços ambientais.

As inscrições estão abertas através do site e os técnicos da Semma e do Incaper estão orientando os produtores que querem destinar parte de suas propriedades para reflorestamento ou pastagem ecológica, com mais informações sobre as modalidades do programa.

O site é www.programareflorestar.com.br e os produtores precisam informar o CPF, identidade, apresentar comprovante de residência, Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e certidões negativas de débito federal, estadual e municipal.

Valores máximos pagos para aquisição de insumos e Pagamento de pelos Serviços Ambientais (PSA)

Modalidade

Aquisição de insumos (ha)*

PSA (ha/ano)*

Floresta em pé

Recuperação com plantio

R$ 7.241, 28

Regeneração natural

R$ 2.334,36

Sistema agroflorestal

R$ 7.622,40

Sistema silvipastoril

R$ 3.215,70

Floresta manejada

R$ 5.049,84

Não aplicável

*Os valores informados são calculados com base no Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) e serão atualizados anualmente.