Boa Esperança realiza I Seminário sobre Prevenção ao Suicídio

 

A Prefeitura de Boa Esperança, através das Secretarias de Saúde; Educação e de Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã de quinta-feira (20), no Centro de Convivência Carmelina Gera Alves, no Bairro Nova Cidade, o I Seminário sobre Prevenção ao Suicídio, com slogan “Falar é a melhor solução”. As ações que fazem parte da Campanha Setembro Amarelo contou também com a Caminhada pela Vida.  Durante o Seminário, o prefeito destacou a importância de discutir o assunto e ampliar o trabalho de prevenção.

“Esse evento é muito importante para que possamos obter mais conhecimento sobre o tema, para possamos identificar os sinais e saber lidar com a situação. É um tema que ainda tem um ser tabu na sociedade. Quando falam que alguém cometeu suicídio, todo mundo fica quieto. É algo que pode está dentro de nossas casas e vezes a gente se cala, quando na verdade falar sobre esse assunto pode evitar um sofrimento ainda maior, evitar que alguém tire a própria vida. Setembro Amarelo é o mês para a conscientização, mas temos que falar mais sobre esse tema, por isso vamos ampliar as estratégias de prevenção e combate ao suicídio”, ressaltou o prefeito Lauro Vieira.

 

No evento foi ministrada palestra com a psicóloga do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, Carolina Fonseca Dadalto, mestre em psicologia institucional pela UFES, especialista em atenção primária à saúde e professora da Fundação Vale do Cricaré. Após a palestra foi realizada mesa redonda com participação também dos psicólogos: Wesley Bredoff, especialista em Saúde Pública e Educação Especial e Valdilene Turini Alves, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde,  que responderam os questionamentos.

 

“Alcançamos nosso objetivo com essa ação. Os participantes tiveram a oportunidade sanar algumas dúvidas, além de receber outras informações importantes para identificar comportamentos e saber como ajudar um amigo ou familiar que esteja passando por isso. O prefeito pediu que ampliasse esse serviço e nos estamos criando um grupo de profissionais que vão trabalhar em conjunto com a psicóloga Valdilene Turini para intensificar atenção nesse sentido”, destacou  a secretária de Saúde, Ana Rosa Marin Silva.

 

Participaram do Seminário 120 pessoas, entre profissionais de diversas áreas, inclusive educadores, pais, conselheiros e orientadores, além de secretários municipais, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e vereadores.

 

Gecom PMBE

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Endereço Av. Senador Eurico Rezende, n° 780

Telefone
(27) 3768-6547

E-mail
boaesperanca@boaesperanca.es.gov.br

Horário de funcionamento
Segunda a Quinta-Feira: 07h30m as 11h30m (Atendimento ao Público)
13h às 17h (Expediente Interno)
Sexta-Feira: 07h as 13h (Atendimento ao Público)

Localização