Boa Esperança realiza Encontro sobre Pimenta-do-Reino

Visando à melhoria da qualidade da produção de pimenta-do- reino, no município, a Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria  Desenvolvimento Rural, juntamente com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) realizaram ontem, quarta-feira (26), no Convivência Carmelina Gera Alves, o Encontro sobre Pimenta-do-Reino.

O evento contou com participação de cerca de 150 agricultores familiares, dentre eles: o prefeito Lauro Vieira; o coordenador do Centro Regional Nordeste, Jorge Gomes Soares e chefe local do Incaper, Ivanildo Schmidt Kuster; secretários municipais: Antônio José e Pedro Dutra, de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente; representantes da Associação Esperancense de Produtores de Pimenta do Reino (AESPP); respectivamente; vereadores,  estudantes e professores.

No encontro, o palestrante Augusto Cesar Rodrigues, gerente comercial da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) levou informações importantes sobre o mercado.

A qualidade da pimenta do reino foi tema explanado pelo extensionista do Incaper, Welington Secundino, que destacou diversos cuidados que o produtor deve ter desde a colheita até a venda do produto.  Dentre as observações, Secundino citou cuidados com a estufa, sacaria, secagem e armazenamento, para evitar qualquer contaminação e prejuízos.

Outro fator importante apresentado no encontro foi o manejo nutricional, tema abordado pelo pesquisador do Incaper, Henrique Payê. Em sua palestra o pesquisador frisou muito bem os cuidados que agricultor dever ter com a nutrição da planta para garantir uma produção.

O prefeito Lauro vieira destacou a cultura da pimenta como excelente alternativa de renda para agricultores familiares e para economia. “Essa atividade é de grande importância para a complementação da renda dos agricultores, gera empregos e consequentemente contribui com economia do nosso município e a informação faz grande diferença. A parceria com instituições como Incaper, nos ajuda a nutrir os agricultores com informações imprescindíveis para aumentar e melhorar a produção de pimenta”, ressaltou o prefeito Lauro Vieira.

Data de Publicação: quinta-feira, 27 de setembro de 2018