Saúde realiza Ação Outubro Rosa em Boa Esperança

A Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou com sucesso, na manhã do último sábado, a Ação Outubro Rosa, no Centro Esportivo e Cultural Edinaldo Barros. O evento que superou as expectativas, especialmente com a participação das mulheres, mesmo com o tempo chuvoso, teve como objetivo reforçar as orientações sobre prevenção ao câncer de mama em mulheres e com uma programação especial, com entretenimento e prestação de vários serviços, como avaliação odontológica; alimentação saudável; aferição de pressão, além dos testes rápidos tanto para as mulheres e para os homens que também participaram da programação.

“Agradecemos o apoio da equipe de profissionais da secretaria; da rádio Notícia FM; ONG Voluntários do Bem; Os Aventureiros; do comércio local pela doação de brindes, da Secult e os voluntários que nos ajudaram nos cortes de cabelos e design de sobrancelhas; além do vereador Jocemar Xavier e Robson Pompermair com show musical. A nossa ideia foi chamar a atenção das mulheres de uma forma mais leve para prevenção contra uma doença muito grave, que é curável, mas é o que mais mata mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce do câncer de mama é o primeiro e mais importante passo para a cura, que fica em torno de 90%, quando o tumor é diagnosticado precocemente”, ressalta a secretária de Saúde, Ana Rosa Marin.

Autoexame

O autoexame é muito importante e deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, é fazer com que as mulheres conheçam detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas. Dados mostram que no Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Data de Publicação: segunda-feira, 29 de outubro de 2018