Prefeitura, Polícia Civil, CDL e Ministério Público firmam parceria pela permanência da Delegacia em Boa Esperança

Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de ontem, terça-feira, no gabinete do prefeito. A reunião foi sugerida pelo Prefeito Municipal para sanar dúvidas sobre os boatos de que a Delegacia de Polícia Civil de Boa Esperança seria transferida para Pinheiros, por motivo de interdição do prédio, onde a mesma está instalada. Além do Prefeito Lauro Vieira, o encontro contou com presenças do Vice-Prefeito, Valdirim, o Promotor de Justiça, João Emmanuel Gagno; Superintendente Regional de Polícia Civil, Landulpho Lintz; Delegados de Polícia: Líbero Penello de Carvalho e Douglas Trevizani Sperandio, Presidente da CDL, Valdir Turini; Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Pereira dos Santos e o Vereador Cloves dos Anjos Neres.

O Superintendente Regional de Polícia Civil, Landulpho Lintz falou da real situação que se encontra a Delegacia de Polícia e que a preocupação da corporação é de que a estrutura não resista ao tempo e acabe causando danos tanto aos servidores, como aos munícipes que procuram a instituição para suas demandas. Além disso, propôs o fortalecimento na parceria com a Prefeitura no sentido de proporcionar mais segurança à população.

O Delegado de Polícia Civil, Douglas Trevizani Sperandio enalteceu o respaldo e apoio dado pelo  Poder Executivo quando da visita do Prefeito à Sede da Polícia Civil de Pinheiros, onde se discutiu em primeiro plano a possibilidade de parceria entre Prefeitura e Polícia Civil. “Foi uma visita de cortesia, mas também de trabalho onde solicitamos a continuidade desse apoio da gestão do Prefeito Lauro Vieira à nossa Delegacia. Graças a Deus nós temos encontrado um acolhimento junto à Prefeitura e agradeço pelo apoio à nossa unidade, para que possamos tentar fazer o melhor para a população de Boa Esperança”, afirmou o Delegado.

O Prefeito Lauro Vieira falou aos presentes que existe um projeto de construção de um novo prédio para ser instalada a Delegacia de Polícia Civil e que o terreno onde a mesma deverá ser construída foi doado pela municipalidade. Na oportunidade, relatou que já esteve presente em duas reuniões com o Chefe de Polícia Civil do Estado para discutir a possibilidade de construção da nova sede.

Para o Delegado Líbero Penello,  destacou que “é de suma importância o auxilio nas ações de segurança do Município e vem de encontro ao objetivo da Polícia Civil que é dar mais eficiência ao serviço e agir em parceria com os órgãos públicos para avançar nas investigações”.

O Superintendente Regional de Polícia Civil, Dr. Landulpho Lintz agradeceu o apoio da administração e se colocou à disposição. “Essa parceria é importante para que o trabalho da Polícia Civil possa ser realizado em Boa Esperança, pensando sempre no bem-estar das pessoas. Todo apoio às forças de segurança é válido. Nosso objetivo não é e nunca foi transferir a Delegacia de Boa Esperança para Pinheiros. A população pode ficar despreocupada”, ponderou o Superintendente.

O Presidente da Câmara Municipal, Marcos Pereira dos Santos mostrou-se preocupado com a situação crítica da Delegacia e que inclusive já tinha solicitado relatório sobre a real situação. Mostrou-se também interessado em ceder o espaço do prédio onde atualmente funciona o Sindicato Patronal para que a Delegacia possa funcionar enquanto se procede o chamamento público.

De acordo com o Promotor de Justiça,  João Emmanuel Gagno, a solicitação de um local para abrigar as novas dependências da Delegacia de Polícia Civil de Boa Esperança é um pedido antigo dos munícipes, além de delegados que passaram pela comarca e servidores administrativos e que já foi proposta uma Ação Civil Pública para que o Estado pudesse solucionar o problema da Delegacia. “Reestruturar a Delegacia possibilita aos profissionais de Segurança Pública exercer com qualidade as suas atribuições, mas também proporcionar um ambiente melhor para o atendimento à sociedade”, pontuou o Representante do Ministério Público.

“O apoio às forças de segurança é fundamental para que tenhamos uma cidade segura. Aqui na Prefeitura as portas sempre estarão abertas e a nossa relação será a mais próxima possível, pois quem ganha com isso é a população. As forças de segurança necessitam do nosso empenho. Para tanto, não medimos esforços nas articulações junto aos representantes da Segurança Pública do nosso Estado, que estão firmes nessa empreitada”, explicou o Prefeito Lauro Vieira.

Após as deliberações, ficou definido que o Município ficará responsável em fazer a locação de um imóvel que garanta segurança aos servidores e também os munícipes que procuram a instituição até a realização do Chamamento Público a ser realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Data de Publicação: terça-feira, 20 de novembro de 2018