Prefeitura, Polícia Civil, CDL e Ministério Público firmam parceria pela permanência da Delegacia em Boa Esperança

20 de novembro de 2018 às 00h00.

Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de ontem, terça-feira, no gabinete do prefeito. A reunião foi sugerida pelo Prefeito Municipal para sanar dúvidas sobre os boatos de que a Delegacia de Polícia Civil de Boa Esperança seria transferida para Pinheiros, por motivo de interdição do prédio, onde a mesma está instalada. Além do Prefeito Lauro Vieira, o encontro contou com presenças do Vice-Prefeito, Valdirim, o Promotor de Justiça, João Emmanuel Gagno; Superintendente Regional de Polícia Civil, Landulpho Lintz; Delegados de Polícia: Líbero Penello de Carvalho e Douglas Trevizani Sperandio, Presidente da CDL, Valdir Turini; Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Pereira dos Santos e o Vereador Cloves dos Anjos Neres.

O Superintendente Regional de Polícia Civil, Landulpho Lintz falou da real situação que se encontra a Delegacia de Polícia e que a preocupação da corporação é de que a estrutura não resista ao tempo e acabe causando danos tanto aos servidores, como aos munícipes que procuram a instituição para suas demandas. Além disso, propôs o fortalecimento na parceria com a Prefeitura no sentido de proporcionar mais segurança à população.

O Delegado de Polícia Civil, Douglas Trevizani Sperandio enalteceu o respaldo e apoio dado pelo  Poder Executivo quando da visita do Prefeito à Sede da Polícia Civil de Pinheiros, onde se discutiu em primeiro plano a possibilidade de parceria entre Prefeitura e Polícia Civil. “Foi uma visita de cortesia, mas também de trabalho onde solicitamos a continuidade desse apoio da gestão do Prefeito Lauro Vieira à nossa Delegacia. Graças a Deus nós temos encontrado um acolhimento junto à Prefeitura e agradeço pelo apoio à nossa unidade, para que possamos tentar fazer o melhor para a população de Boa Esperança”, afirmou o Delegado.

O Prefeito Lauro Vieira falou aos presentes que existe um projeto de construção de um novo prédio para ser instalada a Delegacia de Polícia Civil e que o terreno onde a mesma deverá ser construída foi doado pela municipalidade. Na oportunidade, relatou que já esteve presente em duas reuniões com o Chefe de Polícia Civil do Estado para discutir a possibilidade de construção da nova sede.

Para o Delegado Líbero Penello,  destacou que “é de suma importância o auxilio nas ações de segurança do Município e vem de encontro ao objetivo da Polícia Civil que é dar mais eficiência ao serviço e agir em parceria com os órgãos públicos para avançar nas investigações”.

O Superintendente Regional de Polícia Civil, Dr. Landulpho Lintz agradeceu o apoio da administração e se colocou à disposição. “Essa parceria é importante para que o trabalho da Polícia Civil possa ser realizado em Boa Esperança, pensando sempre no bem-estar das pessoas. Todo apoio às forças de segurança é válido. Nosso objetivo não é e nunca foi transferir a Delegacia de Boa Esperança para Pinheiros. A população pode ficar despreocupada”, ponderou o Superintendente.

O Presidente da Câmara Municipal, Marcos Pereira dos Santos mostrou-se preocupado com a situação crítica da Delegacia e que inclusive já tinha solicitado relatório sobre a real situação. Mostrou-se também interessado em ceder o espaço do prédio onde atualmente funciona o Sindicato Patronal para que a Delegacia possa funcionar enquanto se procede o chamamento público.

De acordo com o Promotor de Justiça,  João Emmanuel Gagno, a solicitação de um local para abrigar as novas dependências da Delegacia de Polícia Civil de Boa Esperança é um pedido antigo dos munícipes, além de delegados que passaram pela comarca e servidores administrativos e que já foi proposta uma Ação Civil Pública para que o Estado pudesse solucionar o problema da Delegacia. “Reestruturar a Delegacia possibilita aos profissionais de Segurança Pública exercer com qualidade as suas atribuições, mas também proporcionar um ambiente melhor para o atendimento à sociedade”, pontuou o Representante do Ministério Público.

“O apoio às forças de segurança é fundamental para que tenhamos uma cidade segura. Aqui na Prefeitura as portas sempre estarão abertas e a nossa relação será a mais próxima possível, pois quem ganha com isso é a população. As forças de segurança necessitam do nosso empenho. Para tanto, não medimos esforços nas articulações junto aos representantes da Segurança Pública do nosso Estado, que estão firmes nessa empreitada”, explicou o Prefeito Lauro Vieira.

Após as deliberações, ficou definido que o Município ficará responsável em fazer a locação de um imóvel que garanta segurança aos servidores e também os munícipes que procuram a instituição até a realização do Chamamento Público a ser realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.