Começa período de matrícula e rematrícula nas escolas de Boa Esperança

19 de novembro de 2013 às 00h00.

A partir de amanhã, dia 20, até o dia 29 de novembro, os pais devem estar atentos ao período de rematrícula nas escolas municipais de Boa Esperança para o ano letivo de 2014. As matrículas serão realizadas do período de 2 a 20 de dezembro.

Os prazos são para alunos da educação infantil, ensino fundamental regular e Educação para Jovens e Adultos (EJA) que será ofertada este ano apenas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Izaura de Almeida Silva.

As vagas serão disponibilizadas conforme a demanda. Caso em alguma das escolas falte vaga, o aluno será incluído no cadastro de reserva para que a Secretaria Municipal de Educação busque uma escola onde ainda houver oferta.

Alunos que moram em localidades distantes das escolas, principalmente na zona rural, devem informar durante a rematrícula ou matrícula para que possa ser viabilizado o transporte escolar.

Vale lembrar que a partir deste ano se tornou obrigatório ingresso das crianças a partir de 4 anos na pré-escola, conforme lei 12.796, de 4 de abril de 2013.

Os pais também devem estar atentos à documentação necessária para rematrícula e matrícula. A falta de apresentação de qualquer documento inviabiliza a garantia da vaga para o aluno.

Atenção à idade do seu filho

- A idade mínima para a matrícula no ensino fundamental regular é de 6 anos completos ou a completar até 31/03/2014.

- A idade mínima para o ingresso no 1º segmento do ensino fundamental da modalidade EJA é de 15 anos completos.

- É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade. (Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013).

- Na Educação Infantil a idade é a seguinte:

* crianças de 05 e 04 anos e 11 meses, respeitando a data base de 31/03/2014, nas unidades de ensino que ofertam pré-escola. (Matrícula obrigatória).

* crianças de 03, 02 e 1 ano e 11 meses, respeitando a data base de 31/03/2014, nas unidades de ensino que ofertam creche.

- Toda criança que completar 6 anos após o dia 31 de março de 2014 tem vaga garantida na pré-escola.

Documentação necessária para a efetivação de rematrícula e matrícula

Na Educação Infantil:

a)  Certidão de Nascimento (cópia);

b)  Comprovante de vacinação atualizado (cópia);

c)   Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário (cópia);

d)  Cartão do SUS (cópia);

e)   Declaração de transferência (original);

f)    Documento dos pais ou responsáveis (Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, ou documento que tenha foto);

g)  Comprovante de residência dos últimos três meses (cópia).

No Ensino Fundamental Regular e EJA:

a)     Certidão de Nascimento ou de Casamento (cópia);

b)    Comprovante de residência dos últimos três meses;

c)     Histórico escolar/ficha de transferência ou declaração atualizada (original);

d)    Comprovante de vacinação atualizado;

e)     Cartão do SUS (cópia);

f)      Ficha de Avaliação Descritiva Final da Educação Infantil (1º Ano);

g)     Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário (cópia – obrigatória);

h)    Documento dos pais ou responsáveis (Certidão de Nascimento/ou Casamento, RG, CPF, ou documento (que tenha foto).