Boa Esperança inicia vacinação de pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Boa Esperança iniciou nesta segunda-feira (17), a vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com idade entre 50 e 59 anos.

A vacinação será realizada sempre das 8 às 13 horas, nas seguintes datas e locais: 17-05: UBS Erci Calvi - Sobradinho; 18: UBS Fernandes Rondelli - Quilômetro Vinte; 19: UBS Ely Francisca da Conceição - Santo Antônio; 20: UBS Floriano Dallaparte Milanese – Vila Tavares; 21: UBS João Marchiori – Bela Vista; 24: ESF Boa Mira; 25-05: UBS Jacques Gonçalves Vieira e Unidade Sanitária (próximo à delegacia) – Centro.

Também estão sendo vacinadas as pessoas com idade de 18 a 59 anos, com síndrome de dow, deficiência físico/mental, fibrose cística e obesidade mórbida.

Os documentos necessários para receber a dose são: Cartão SUS, Cartão de Vacinação e documento de identificação. As pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico ou prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço onde o usuário faz o tratamento.

Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, apresentando dificuldades ao locomover-se, serão vacinados em casa. Para esse serviço, caso o idoso não seja cadastrado nos programas de saúde da Prefeitura, o familiar deve realizar cadastro na UBS mais próxima de sua residência.

Fique atento

Pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sólidos e medula óssea), imunossuprimidos, doenças reumáticas e pacientes com HIV devem apresentar uma prescrição médica autorizando receberem a vacina. É importante conversar com o médico antes de comparecer no local de vacinação.

Saiba quais são as comorbidades

Confira a lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca;

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndrome coronariana;

Valvopatias;

Miocardiopatias e pericardopatias;

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênitas no adulto;

Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados;

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente;

Hipertensão artéria estágio 3;

Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Cirrose hepática;

Portadores do vírus HIV.

Doação de alimento

Para potencializar as ações que auxiliam quem mais precisa, é necessário unir forças. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania lançou a campanha de doação de alimento não perecível.

A ação tem como objetivo beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, buscando garantir a segurança alimentar durante a pandemia do coronavírus, por meio de arrecadação de alimentos não perecíveis, como: macarrão, arroz, feijão, leite em pó, café, óleo, sal, açúcar, entre outros produtos. Quem for se vacinar pode doar 1kg de alimento em um dos locais de vacinação.

GECOM PMBE

Data de Publicação: segunda-feira, 17 de maio de 2021

Segunda a quinta-feira: Das 07h30 às 11h30 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.

Segunda a quinta-feira: Das 13h00 às 17h00 (Sem Atendimento ao Público).

Sexta-feira: Das 07h00 às 11h00 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.