Dignidade Menstrual: Escolas do Município Passam a Disponibilizar Absorventes

Em roda de conversa nas escolas, A prefeita Fernanda Milanese, na companhia da psicóloga, Camila Barbeito, e educadora especial, Jamile Machado, junto as alunas, trataram de temas relacionados a menstruação, sexualidade, prevenção a gravidez na adolescência e demais assuntos relacionados aos cuidados com a saúde feminina.

03 de junho de 2022 às 00h00.

Dignidade menstrual foi o tema da roda de conversar, realizada na escola "Andyr de Almeida Marchiori", na manhã da última quinta-feira (02). A prefeita Fernanda Milanese, na companhia da psicóloga, Camila Barbeito, e educadora especial, Jamile Machado, junto as alunas da escola, trataram de assuntos relacionados a menstruação, sexualidade, prevenção a gravidez na adolescência e demais assuntos relacionados aos cuidados femininos.

Com grande experiência, por ser enfermeira e mulher, a prefeita Fernanda, fez questão de compartilhar experiências de vida, com o intenção de ajudar as meninas a entenderem melhor o universo feminino, mostrando pra elas a importância dos cuidados com a saúde. As meninas participaram do bate-papo que a roda de conversa proporcionou, tirando suas dúvidas em meio a perguntas, momentos de reflexão e de descontração.

Dignidade Menstrual nas Escolas

Pensando na dignidade menstrual das meninas da rede municipal de ensino, onde na sua grande maioria, passam por sua primeira menstruação (menarca) por volta dos 10 anos de idade, e pensando também nas meninas que não tem condições, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, passou a disponibilizar, nos banheiros femininos de todas as escolas da rede, absorventes para elas.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.

Siga >>>>

Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes

Instagram: @Prefeituramunicipalbe.es

A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca. Este evento ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos de idade, grande maioria das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca. As meninas que completam 16 anos sem nunca terem menstruado devem ser avaliadas por um(a) ginecologista, para que ele(a) possa investigar os motivos de tal atraso.

A estimativa da ONU é que, no mundo, uma em cada dez meninas falte aulas quando estão menstruadas por não ter produtos de higiene específicos. No Brasil, a taxa é ainda maior, uma em cada quatro garotas já faltou a escola pelo mesmo motivo.