Servidores da Prefeitura de Boa Esperança Participam de Curso do SEBRAE Sobre Captação de Recursos.

A captação de recursos de uma prefeitura serve para executar projetos sociais no município, bem como: obras, cultura, saúde, esportes, saneamento básico e mais.

14 de julho de 2022 às 00h00.

Na última quarta-feira (13), servidores e secretários municipais de diversas áreas da Prefeitura Municipal de Boa Esperança, iniciaram o curso de Captação de Recursos, oferecido pelo Sebrae através do Programa Cidade Empreendedora.

O curso, que perdurará até o mês de agosto, está sendo ministrado pela professora Luza Carvalho (SEBRAE), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo capacitar a equipe da gestão, para aperfeiçoar os conhecimentos e funcionamento dos cadastros de projetos para captação de financiamento público. Sendo possível compreender a captação de recursos como a maneira de identificar oportunidades e viabilizar seu aproveitamento.

No primeiro dia do curso, a professora explicou como a captação de recursos de uma prefeitura serve para executar projetos sociais no município, bem como: obras, cultura, saúde, esportes, saneamento básico e mais. No final do primeiro dia do curso, com objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido, os servidores se dividiram em 3 grupos que deveriam identificam demandas do município para elaborar propostas de projetos que viabilizassem a capitação de recursos.

A necessidade dos projetos surgem de problemas reais que acontecem no município, são pessoas que os identificam e vão elaborar propostas de soluções que possam solucionar ou amenizar essas situações . Todo projeto é um instrumento de planejamento e serve de guia para mudar a realidade do município.

A professora Luza Carvalho afirma que é preciso tomar cuidado com a elaboração do projeto, pois os principais motivos de reprovação são: Falta de coerência lógica; Metodologia pouco detalhada; Baixo vínculo com a linha de atuação e interesse do financiador; Deficiência na apresentação formal; Falta de documentos, Projeto em desacordo com o PPA, LDO e LOA, dentre outros motivos.

O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.
É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.

PPA =  O Plano Plurianual, é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

LDO = A Lei de Diretrizes Orçamentárias, é uma espécie de guia que sinaliza como vai ser a administração pública. Para elaborá-la, cada planejamento precisa ser adequado às exigências de cada ano, e sua realização deve obedecer a determinados critérios.

LOA = A lei Orçamentária Anual, é a planilha do orçamento estatal com a estimativa de receitas e fixação de despesas executadas ao longo do ano.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.

Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes
Instagram: @Prefeituramunicipalbe.es