Prefeitura de Boa Esperança Através da SEMED Realiza Roda de Acolhimento Emocional para Alunos

Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Boa Esperança poderão contar com Roda de Acolhimento Emocional conduzida por profissionais da Psicologia.

08 de agosto de 2022 às 00h00.

Começou na última segunda-feira (08), a roda de acolhimento emocional: “A escola na totalidade do S.E.R” (Ser humano em sua Essência Rompendo seus limites), que tem como objetivo conduzir os alunos da rede municipal de ensino à auto percepção, entendendo suas qualidades e defeitos, forças e fraquezas, percebendo-se em suas vulnerabilidades, focado na construção do reconhecimento dos seus valores pessoais, o valor da vida, objetivando assim romper suas próprias barreiras, seus limites, tendo qualidade de vida emocional, que lhes dará suporte ao seu desenvolvimento escolar.

Durante o desenvolvimento do sujeito (na infância e adolescência), comumente, surgem situações que desencadeiam sofrimento e que podem evoluir para um transtorno mental. Dentre os fatores, estão os ambientais, os quais têm sido apontados como determinantes no desencadeamento de transtornos mentais e abalo na saúde mental. Além disso, a família e a escola são os primeiros grupos sociais de convivência do ser humano e têm com eles a maior parte de suas experiências, percepções e compreensões de como “ser no mundo” (MATSUKURA; CID, 2008).

O Conhecimento científico que se tem é que o ser humano que não tem percepção de sua autoimagem não tem clareza em seus processos, e acaba ficando suspenso de sua própria vida e desenvolvimento. Entender como o adoecimento psíquico mexe com a totalidade do ser, que é biopsicossocial e espiritual, em outras palavras, corpo, mente, relações e espiritualidade, possibilita criar ferramentas que corroboram para o desenvolvimento, para o existir. Ao longo de todo esse projeto buscar-se-á esclarecer como o adoecimento psíquico, pode bloquear o processo cognitivo, assim como os caminhos da recuperação.

A roda de acolhimento emocional: “A escola na totalidade do S.E.R” já está acontecendo gradativamente nas escolas, focando as turmas de 6º ao 9º ano, tratando assuntos relacionados à ansiedade, automutilação, suicídio, autoconhecimento e valor pessoal.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.