CIPA tem novo membro eleito por servidores

20 de maio de 2014 às 00h00.

Adriano Pereira Mendes, auxiliar de serviços operacionais, foi eleito com a maioria dos votos. A comissão passará por treinamento com empresa contratada pela prefeitura.

A Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria de Administração, realizou pelo segundo ano a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O eleito foi o servidor da Secretaria de Obras, auxiliar de serviços operacionais Adriano Pereira Mendes.

Ele trabalha no serviço de coleta de lixo e foi eleito com 205 votos contra 137 de Valdecir Gonçalves Alves, contador da Secretaria de Finanças. A eleição também teve 13 votos brancos e nulos.

Adriano será o vice-presidente da comissão, e Valdecir será seu suplente, como representante dos trabalhadores. Como representante do empregador faz parte da equipe o presidente, Wanderson Moral, seu suplente, o secretário de Meio Ambiente, José Maria Rafalski, e um secretário que ainda não foi designado.

A votação foi realizada de forma itinerante, com a urna sendo levada ao prédio da Prefeitura, nas Secretarias de Obras, Transporte e Urbanismo, Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Saúde, Assistência e Promoção Social, nas Unidades de Saúde e nas Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, para que todos os servidores pudessem votar.

A comissão ainda receberá um treinamento através da empresa de Segurança do Trabalho (SegTrab) contratada para atender o Norma Regulamentar Nº 5 do Ministério do Trabalho, com data a ser definida.

Saiba Mais

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é formada por um grupo de trabalhadores representantes dos empregados e do empregador. O número de ‘cipeiros’ é determinado pela NR 5, do Ministério do Trabalho, e varia conforme o ramo de atividade e número de empregados.

A CIPA tem como função zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores no exercício de suas atividades. Os principais objetivos da CIPA são relatar os riscos existentes nos ambientes de trabalho; solicitar medidas de controle para reduzi-los, neutralizá-los e eliminá-los; discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas preventivas e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.