CIPA tem novo membro eleito por servidores

CIPA tem novo membro eleito por servidores

20 de maio de 2014 às 00h00.

 

Adriano Pereira Mendes, auxiliar de serviços operacionais, foi eleito com a maioria dos votos. A comissão passará por treinamento com empresa contratada pela prefeitura.

 

A Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria de Administração, realizou pelo segundo ano a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O eleito foi o servidor da Secretaria de Obras, auxiliar de serviços operacionais Adriano Pereira Mendes.

Ele trabalha no serviço de coleta de lixo e foi eleito com 205 votos contra 137 de Valdecir Gonçalves Alves, contador da Secretaria de Finanças. A eleição também teve 13 votos brancos e nulos.

Adriano será o vice-presidente da comissão, e Valdecir será seu suplente, como representante dos trabalhadores. Como representante do empregador faz parte da equipe o presidente, Wanderson Moral, seu suplente, o secretário de Meio Ambiente, José Maria Rafalski, e um secretário que ainda não foi designado.

A votação foi realizada de forma itinerante, com a urna sendo levada ao prédio da Prefeitura, nas Secretarias de Obras, Transporte e Urbanismo, Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Saúde, Assistência e Promoção Social, nas Unidades de Saúde e nas Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, para que todos os servidores pudessem votar.

A comissão ainda receberá um treinamento através da empresa de Segurança do Trabalho (SegTrab) contratada para atender o Norma Regulamentar Nº 5 do Ministério do Trabalho, com data a ser definida.

 

Saiba Mais

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é formada por um grupo de trabalhadores representantes dos empregados e do empregador. O número de ‘cipeiros’ é determinado pela NR 5, do Ministério do Trabalho, e varia conforme o ramo de atividade e número de empregados.

A CIPA tem como função zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores no exercício de suas atividades. Os principais objetivos da CIPA são relatar os riscos existentes nos ambientes de trabalho; solicitar medidas de controle para reduzi-los, neutralizá-los e eliminá-los; discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas preventivas e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

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