Boa Esperança promove audiência pública sobre Plano Municipal de Educação

04 de maio de 2015 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com Câmara de Vereadores, realizará nesta quinta-feira, dia 14, audiência pública sobre Plano Municipal de Educação (PME) para decênio 2015-2025.

O documento constitui em um planejamento de gestão, que abrange um conjunto de metas e estratégias visando à universalização da Educação Básica com qualidade, a alfabetização na idade certa, a ampliação da educação em tempo integral, a elevação da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população, bem como a participação cidadã, a gestão democrática, o financiamento da educação, a valorização dos profissionais do magistério, entre outros.

A sua elaboração, é resultado de um processo de construção coletiva, através da participação de representantes da sociedade civil e organizada em discussões e debates realizados em fóruns, em grupos de estudo e audiência pública, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Comissão de Elaboração, com a participação marcante dos integrantes do Fórum Municipal de Educação (FME), e apoio da Câmara Municipal de Boa Esperança, ações que primaram pela política de Estado.

O PME estabelece metas, estratégias e perspectivas transformadoras e emancipatórias para a educação de Boa Esperança, fundamentadas na legislação educacional e na realidade municipal, por meio de diagnósticos que verificam as necessidades educacionais, assim como na identificação de problemas, dificuldades e avanços a serem alcançados, ou já superados.

O PME 2015–2025 representará um grande avanço na educação do Município, considerando que sua aprovação pelo poder legislativo, e posterior transformação em lei, que dará poderes para Administração Municipal ultrapassar os limites das diferentes gestões governamentais, além de garantir a continuidade das políticas educacionais, numa articulação direta com os instrumentos de planejamento e financiamento da educação.

A audiência pública para aprovação do PME será realizada, nesta quinta-feira, dia 14, às 13 horas no plenário da Câmara Municipal de vereadores.