Agerh mantém proibido o uso da água em irrigação durante o dia em todo o estado

23 de março de 2016 às 00h00.

O baixo nível de água nas bacias estaduais e a previsão de baixo índice de chuva para os próximos dias fez a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) prorrogar por mais 90 dias as restrições na captação de água em todo o Estado do Espírito Santo. As captações de água estão proibidas durante o dia, em todo o Estado, entre as 5 horas e as 18 horas, exceto para o abastecimento humano.

Em Boa Esperança a situação começa a ficar critica em função das altas temperaturas, falta de chuva, e consequentemente o baixo nível de água dos reservatórios é preocupante. Nos distritos, os moradores começam enfrentar o racionamento de água.

Nos municípios onde a situação do abastecimento é extremamente crítica, a captação de água para qualquer outro fim que não seja o abastecimento humano e animal, como a utilização da água para fins industriais e para irrigação, está totalmente suspensa.

A Resolução 028/2016 foi publicada no Diário Oficial, no dia 09 deste mês, mantendo a prioridade para o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual. A Agerh alerta ainda, para que a população continue fazendo uso sustentável e racional dos recursos hídricos, evitando desperdícios para não faltar.

Entenda as restrições:

Conforme as resoluções da Agerh, em todo o Estado a captação de água das 5 horas às 18 horas está permitida apenas para o abastecimento humano e animal (Resolução 05/2015), ou seja; o uso de água durante o dia para irrigação está proibido.Nas localidades em situação extremamente crítica a proibição se estende no período noturno, ou seja, a captação de água desses mananciais só pode ser feita para o abastecimento humano e animal (Resolução 06/2015).

As indústrias de todo o Estado que fazem a captação direta nos mananciais, e que hoje só podem fazer a captação no período noturno, também podem formalizar acordos no âmbito dos Comitês de Bacias para que possam captar água em outros períodos do dia.

Desde 2015, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para enfrentar uma das piores crises hídricas da história do Espírito Santo, por meio do Comitê Hídrico, formado por diversos órgãos de Governo, entre eles a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; a Secretaria de Estado de Estado do Meio Ambiente; a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), e a Agência Estadual de Recursos Hídricos.