Boa Esperança sedia curso de elaboração de projetos de barragens e gestão de recursos hídricos

29 de março de 2016 às 00h00.

O Espírito Santo vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, graves impactos causados pelas adversidades climáticas. Para minimizar esses efeitos, entre outras ações é fundamental a capacitação de um número cada vez maior de profissionais com atuação na área de recursos hídricos.

Pensando nisso o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (CREA-ES), a Sociedade Espírito Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e Prefeitura, está realizando esta semana, o curso de elaboração de projetos de barragens e gestão de recursos hídricos, com duração de cinco dias, com 40 horas/aula.

O curso teve início na segunda-feira e vai até sexta-feira, no auditório do Cras, com participação 35 profissionais da área, dentre eles: engenheiros civis, agrônomos e agrícolas, representantes dos municípios de Boa Esperança, Pinheiros, Pedro Canário e São Mateus.

Os participantes receberão subsídios técnicos quanto à elaboração de projetos de barragens, caixas secas, gestão de recursos hídricos,  licenciamento ambiental, outorga e manejo de irrigação.

As capacitações serão realizadas em diversos municípios capixabas, considerando a divisão territorial dos Comitês de Bacias hidrográficas e fazem parte das ações do Programa Estadual de Construção de Barragens, que contempla investimentos de R$ 60 milhões e construção de mais de 60 barragens em regiões críticas do Estado.