Boa Esperança 1º lugar em transparência

20 de dezembro de 2017 às 00h00.

Boa Esperança foi classificada em 1º lugar no ranking dos municípios em transparência pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).  Com a nota 88,0% o Município que estava na posição 53 foi para o topo da lista, enquanto a primeira colocada Castelo ficou em 42º este ano.

A Auditoria de Transparência Ativa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) avaliou os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do Espírito Santo e constatou um considerável incremento em comparação à avaliação realizada pela Corte em 2015, destacando Boa Esperança.

“Os avanços destacados pelos Institutos oficiais são o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da Prefeitura na preparação do Portal da Transparência, assegurando o acesso universal e incondicional à toda a população e aos Órgãos de Controle, garantindo comunicação eficiente, prática e rápida", ressalta o prefeito Lauro Vieira.

Nas prefeituras foram avaliados 246 itens relacionados aos tipos de informação despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas. No caso do Executivo Municipal, por exemplo, a média de atendimento às questões da auditoria saltou de 42,8% para 72,2% em 2017. No Legislativo Municipal, o aumento foi de 38,2% para 60,8%.

De acordo com TCE-ES, houve uma grande mudança na ordem de classificação em relação ao apurado em 2015. Exatamente metade das prefeituras (39) melhorou de posição.

Nas câmaras foram analisados 217 itens, deles nenhum está relacionado com transferências ou receitas, mas alguns são específicos do Poder Legislativo e estão relacionados com a produção legislativa e a atividade parlamentar.

No caso do poder Executivo, as informações de despesas e licitações e contratos continuam sendo as mais completas. Mas o tipo de informação aspectos gerais merece destaque, tendo saído da penúltima posição para a terceira. Situação muito semelhante ocorreu no Poder Legislativo, ficando os aspectos gerais na segunda posição.

Fonte: https://www.tce.es.gov.br/