Boa Esperança Capital Estadual do Ciclismo

O Governador Paulo Hartung sancionou na segunda-feira, a lei que concede o título de Capital do Ciclismo

13 de novembro de 2018 às 00h00.

O projeto de lei de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que concede ao Município de Boa Esperança, localizado na Região Nordeste do Estado, como “Capital Estatual do Ciclismo” foi aprovado no final do mês de outubro e se tornou lei com a sansão do governador Paulo Hartung, na última segunda-feira. A concessão de título de Capital Estadual do Ciclismo ao Município de Boa Esperança será importante para o desenvolvimento do turismo, a geração de emprego e renda, a preservação ambiental e incentivo ao bem-estar.

“Queremos agradecer aos nossos deputados por aprovarem o Projeto de Lei dando a Boa Esperança o título de “a Capital Estadual do Ciclismo” e, também ao Governador Paulo Hartung pela sanção da referida Lei. A partir agora vamos ampliar as ações ligadas ao ciclismo e direcionar os investimentos para melhorar a mobilidade de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Estamos criando meios de promover e incentivar o agroturismo no nosso município. Também estaremos apresentando um projeto que dará mais oportunidades e geração de renda ao pequeno agricultor”, destaca o prefeito Lauro Vieira.

Com topografia praticamente plana, Boa Esperança é repleta de locais de interesse paisagístico. Seu território está localizado entre dois importantes rios da região – Rio do Norte e Rio ltaúnas. O primeiro é repleto de cachoeiras e praias de areias brancas e o segundo abriga o maior reservatório de água do Estado, com aproximadamente 25 hectares de área alagada e 14 quilômetros de extensão.

O potencial paisagístico do município se completa com o seu mais famoso cartão postal; localizado a 22 quilômetros do centro da cidade, a Pedra da Botelha é um dos cartões postais mais belos do Espírito Santo e foi tombada como patrimônio natural, paisagístico, ambiental e cultural de Boa Esperança. O local atrai aventureiros de toda parte para a realização de escaladas, rapel, voo de parapente, caminhadas ecológicas e passeios e competições ciclísticas como o Cicloturismo Pedra da Botelha.

No centro urbano é visível o uso da bicicleta para ir à escola, ao trabalho, ao comércio e a qualquer lugar do município. No interior não é diferente, com aproximadamente 360 quilômetros de estradas vicinais, na sua maioria plana, a bicicleta é usada pelos trabalhadores rurais para ir ao trabalho e por grupos de ciclistas para passeios.

O Município possui catalogadas aproximadamente 50 rotas de passeios, passando por paisagens que atraem ciclistas de diversos municípios e estados. Também pertence à Região Turística Pedras, Pão, classificação dada pelo Governo do Estado do Espirito Santo e possui a classificação “C” diante do Ministério do Turismo que o coloca nas principais rotas turísticas do estado e em uma importante posição a nível nacional.

“O prefeito Lauro, nos deu liberdade para criar um projeto inovador e em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Secult). Decidimos conciliar o ciclismo que tem características únicas no nosso município, como forma de aprimorar o turismo. Em breve a Secult estará apresentando ações positivas voltadas ao acolhimento dos turistas no município”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Ronaldo Lubiana.