Boa Esperança promove Semana de Enfrentamento e Combate ao Abuso Sexual e Exploração Infantil

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promove de 15 a 17 de maio, a Semana de Enfrentamento e Combate ao Abuso Sexual e Exploração Infantil, com slogan "Faça Bonito Proteja nossas Crianças e Adolescentes".  O objetivo da Mobilização é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A Mobilização faz parte das ações do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Esse dia foi marcado pela morte de Araceli Cabrera Sanches, que com apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Programação

A programação da Mobilização começará no dia 15 de maio (quarta-feira), às 8h, com panfletagem e colagem de adesivos em carros. No dia 16 (quinta-feira), será realizado a partir das 8h o 1º Seminário Municipal de Enfrentamento e Combate ao Abuso Sexual e Exploração Infantil na Câmara Municipal de Vereadores. No dia 17 (sexta-feira), a Seasc realizará a Caminhada de Mobilização, também às 8h, com início na igreja matriz, até a Praça Angelina Spagnhol Covre, onde haverá apresentações e Mostra Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Escolas, além de Stands das Secretarias Municipais para esclarecimentos e duvidas quanto às políticas públicas ofertadas no município (Saúde, CRAS, CREAS, CadUnico e Conselho Tutelar).

A programação será encerrada às 19h30, com Cinema na Praça (parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo).

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de maio de 2019