Arquitetura e Engenharia Civil unem esforços em projeto de revitalização urbana de Boa Esperança

05 de setembro de 2019 às 00h00.

Nesta quinta-feira (05/09), o prefeito Lauro Vieira recebeu os estudantes do curso de Arquitetura e Engenharia Civil da Faculdade Multivix que irão desenvolver ações na Avenida Senador Eurico Resende, no centro de Boa Esperança. A ideia nasceu de um convite do prefeito à Coordenadora da Turma da Multivix, a arquiteta Carolina Wagmaker e já está em plena execução.

Estão participando do projeto os estudantes do Curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Isabela Pacanhã Vieira, Bruna Viana, Murilo Henrique Milanez, Jamille Pettene, Eduardo Bozo, Tiago Sena e Gustavo Rodrigues.

“Nós recebemos o convite do refeito Lauro Vieira, que tem uma vivência de mais de 50 anos na cidade. E por ser uma proposta de grande interesse da comunidade e, também dos estudantes, já que muitos não têm condições de fazer estágios, houve um alinhamento total com os objetivos da Multivix. Dessa forma, poderemos contribuir para a formação humanista do aluno, que aprende desde cedo seu papel na sociedade, além de ser uma ótima oportunidade de praticar os conceitos em sala de aula”, explica a coordenadora da Turma.

O Projeto de Revitalização do centro de Boa Esperança reúne alunos de vários semestres de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. “Os estudantes realizaram uma análise no local, entrevistam usuários e moradores para apresentar um diagnóstico das necessidades e desejos da comunidade local para, a partir disso, propor um desenho de revitalização”, explica a coordenadora da Turma, Carol Wagmaker.

A iniciativa foi aprovada pelos futuros profissionais. “O aprendizado é amplo, pois temos vivenciado o que de fato acontece e que por vezes não nos atentamos. O desenvolvimento do projeto é uma oportunidade de participar com o que de fato nos compete como profissionais, é uma pequena amostra do que podemos realizar”, declara a aluna Isabela Pacanhã Vieira, do 8º semestre de Engenharia Civil.

O prefeito Lauro Vieira e o secretário de Obras, Reginaldo Almeida entenderam como viável a proposta dos acadêmicos.

“O interesse dos alunos em contribuir com a cidade é um exemplo a ser seguido. A ideia de elaborarem projetos que revitalizem nosso centro da cidade para serem doados à Prefeitura é uma maneira de buscarmos parcerias de empresas e instituições que possam adotar estes locais, tanto para a execução dos projetos, quanto para a manutenção das ruas e praças. Ao mesmo tempo em que contribui para a revitalização do centro da cidade, também possibilita a prática da Engenharia e da Arquitetura entre os estudantes da Faculdade Multivix,  além de deixar a cidade mais bonita e melhorar a qualidade de vida da população", concluiu o prefeito Lauro Vieira.