Prefeitura entrega mais alimentos da compra direta dos agricultores familiares

22 de novembro de 2019 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realizou ontem, quinta-feira (21), a terceira entrega de cestas de alimentos do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA). O Programa é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e a entrega aconteceu Hortomercado Municipal "Antônio Gomes Figueiredo", no centro do Município.

Agricultores familiares de Boa Esperança fizeram a entrega de diversos produtos, na parte da manhã e, na parte da tarde, os alimentos foram entregues às 190 famílias cadastradas pelo Cras, com perfil de extrema pobreza.

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Juliana Pettene Rigo, os alimentos não se repetem em sua totalidade nas entregas, porque são produtos da agricultura familiar e dependem da época do ano. O objetivo é que sejam sempre distribuídos alimentos frescos. Alimentos que são adquiridos de agricultores familiares do município que também são beneficiários do projeto, já que têm a garantia de produtos comercializados.

Conforme explica a secretária, as famílias que recebem as cestas de alimentos são selecionadas de acordo com uma listagem do Governo Federal. No entanto, a família que recebe a cesta numa entrega não tem garantia que vá receber na próxima, porque isso depende do cadastro se manter atualizado.

O prefeito Lauro Vieira esteve no local, juntamente com o vice-prefeito Valdirim para acompanhar o trabalho das equipes durante a distribuição das cestas, enalteceu e parabenizou as equipes. "A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se fizerem necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Este projeto tem como objetivo principal garantir o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações  em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar", destacou o prefeito.