Novembro Azul com palestra e passeio ciclístico em Boa Esperança

Novembro Azul com palestra e passeio ciclístico em Boa Esperança

14 de novembro de 2013 às 00h00.

 

 

Para se unir ao restante do Brasil na campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover uma programação de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

No dia 21 de novembro, no Centro de Convivência Carmelina Gera Alves, em Nova Cidade,  médico urologista Dr. Jorge Silva, às 19 horas, vai ministrar uma palestra gratuita para toda a população.

Jorge Silva vai falar sobre a importância da campanha e informar mais detalhes sobre a doença, como se prevenir, tratamentos e os números de diagnósticos pelo Brasil e Espírito Santo.

No dia 27 de novembro, a turma da bicicleta vai fazer um giro na cidade, a partir das 7 horas, com saída em frente à Igreja Matriz, para distribuir panfletos com informações sobre o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados mais de 60 mil casos de câncer de próstata em todo o Brasil em 2012 e há previsão de mais de 500 mil novos casos em 2013, por essa razão os exames de toque e PSA (através da coleta de sangue) são tão importantes.

 

Programação

Dia 21

19 horas

Centro de Convivência Carmelina Gera Alves

Palestra sobre Câncer de Próstata com o deputado e médico, Jorge Silva

 

Dia 27

Passeio ciclístico

7 horas

Saída da Igreja Matriz com circulação pela cidade

 

SAIBA MAIS COMO SE PREVENIR CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

O que é a próstata?

É uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Que sintomas podem indicar um câncer de próstata?

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. 

É possível descobrir o câncer de próstata em indivíduos sem sintomas?

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. 

Ter um destes exames alterados implica em ter câncer de próstata?

Não. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata. 

E ter os exames negativos, garante que não haja câncer?

Não. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares. 

O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?

Deve ir ao médico para investigar esses sintomas. Geralmente, não é câncer, mas somente o médico pode identificar o problema. 

E os que têm mais de 50 anos e não apresentam qualquer sintoma?

O paciente e seu médico devem decidir. Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização destes exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata. 

O câncer de próstata pode ser prevenido?

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. 

O câncer de próstata é hereditário?

Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h
Sexta-feira de 07h às 13h

Telefone

(27) 3768-6547

Endereço

Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.