Desconto para produtores chega a 80% com calamidade

28 de novembro de 2013 às 00h00.

Mais de 200 produtores de Boa Esperança participaram nesta quinta-feira (28/11), da reunião com o Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para falar sobre os benefícios de direito com o decreto de calamidade. As parcelas dos contratos de financiamento firmados de 2007 em diante terão desconto de 80% até o final de 2014.

São 240 produtores que terão direito à anistia a partir do decreto que foi assinado pelo prefeito Romualdo Milanese e homologado dia 13 de novembro pela Secretaria de Defesa Nacional.

“Ficamos felizes porque o Bandes aceitou realizar esta reunião para esclarecimento e negociação por telefone e por isso é o primeiro a estar aqui. Já fizemos contato com Banco do Brasil, Banestes, Banco do Nordeste para que façam esse mesmo encontro com os produtores”, salientou o prefeito.

O gerente de Relacionamento do Bandes, Ricardo Teixeira Mendes, parabenizou Boa Esperança destacando que entre os três municípios que receberam a homologação do decreto de calamidade foi o único que convocou o Bandes com a preocupação de que os produtores não percam os prazos do desconto.

“Isso demonstra o compromisso que a administração municipal tem com seus produtores. Estamos aqui para orientar e queremos que todos aproveitem esta oportunidade para negociar sua dívida”, explicou.

Vários produtores aproveitaram a negociação e assinaram o documento, mas aqueles que não estiveram na reunião e têm interesse em aproveitar o desconto ainda podem procurar os escritórios da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Incaper ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Esperança. O prazo termina em 30 de dezembro de 2013.

Segurança

Durante sua fala na reunião com os produtores rurais, o prefeito Romualdo Milanese aproveitou para dar um alerta sobre os roubos que vêm acontecendo nas propriedades rurais do município, a última no domingo passado que vitimou seu tio, produtor rural, Tarcísio Milanese. O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Mattusack homenageou o produtor pedindo um minuto de silêncio.

“Peço a vocês que tenham mais atenção e malícia ao perceber gente estranha circulando em suas propriedades. Meu tio, que queria estar aqui nessa reunião hoje recebendo esse direito assim como vocês, atendeu a uma pessoa de moto, com capacete que pediu água e acabou sendo vítima de assalto por inocência”, destacou.

O prefeito ainda contou que a polícia de Boa Esperança está empenhada em encontrar e prender os assassinos de seu tio. Tarcísio Milanese morreu terça-feira à noite, depois de ter ficado na UTI do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, desde domingo.

Quem tem direito ao desconto?

Todos os 240 produtores da agricultura familiar com contrato de financiamento com o Bandes a partir de 2007. O desconto está sendo dado por conta da Resolução do Banco Central 4.219, de abril de 2013, que determina a anistia em casos de decretos de emergência ou calamidade pública, reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. Em Boa Esperança o reconhecimento foi dado em 13 de novembro deste ano.

Como será feito?

Os produtores que não assinaram o documento de anistia na reunião realizada nesta quinta-feira devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Incaper ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Esperança para assinar o termo e receber o boleto para pagamento das parcelas com o desconto.

Qual é o desconto?

O desconto será dado para as parcelas de 2012, 2013 e 2014, sendo que o produtor só terá direito se o valor for pago integralmente até o dia 30 de novembro de 2013.

Parcelas relativas a 2012 e de janeiro a outubro de 2013 só terão o desconto se ainda não foram pagas. No entanto, custas judiciais relativas às dívidas antigas serão incluídas ao valor que será pago com desconto.

As parcelas de novembro que já foram pagas pelos produtores terão o desconto reembolsado. Quem aderir à anistia só volta a pagar as parcelas dos contratos em janeiro de 2015.