Financiamento do Banco do Nordeste para produtores com 85% de desconto

05 de dezembro de 2013 às 00h00.

Por conta do decreto de calamidade da seca, produtores que fizeram o financiamento até 2006 terão o desconto na quitação. Contratos a partir de 2007 receberão desconto em parcelas

Produtores rurais de Boa Esperança que têm financiamento através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) já podem negociar suas dívidas com desconto de 85% aproveitando o decreto de calamidade por conta da seca, decretado pela prefeitura e homologada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em novembro.

Alguns têm direito ao desconto do saldo devedor e outros poderão negociar parcelas de 2013 e 2014. Produtores com dívidas que já estão tramitando judicialmente também podem procurar o banco para negociar.

Quarenta produtores estiveram em reunião com a representante do Banco do Nordeste Sonia Lucia de Oliveira Santos, o prefeito Romualdo Milanese, e o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Doriédison Thomazini, para esclarecimentos e assinatura dos termos de negociação nesta quarta-feira.

Produtores que não compareceram podem assinar o documento na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural o quanto antes, porque os boletos com descontos devem ser pagos até o dia 4 de janeiro.

Como negociar com o Banco do Nordeste

Todos os produtores de Boa Esperança têm direito a desconto por conta do decreto de calamidade decretado pela prefeitura em outubro deste ano.

- Contratos firmados com o banco até 31 de dezembro de 2006 poderão ser quitados com 85% de desconto, independente do saldo devedor.

- Contratos assinados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a partir de 2007 vão receber descontos de 85% nas parcelas de 2013 e 2014.

- Contratos a partir de 2007 que não estão enquadrados no Pronaf, a dívida pode ser renegociada para pagar com três anos de carência e parcelado em 10 anos.

- Produtores que têm contratos com dívida que está em trâmite judicial também podem aproveitar o desconto. Esses, cada caso será estudado separadamente pelo Banco do Nordeste.

- Os produtores que não estiveram na reunião de renegociação devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, falar com Josué Verly, para assinar o termo de adesão.

- Os valores com desconto devem ser pagos através de boletos até o dia 4 de janeiro de 2014.