Produtores de Boa Esperança têm direito a desconto de 80% nas parcelas do Banco do Brasil

13 de dezembro de 2013 às 00h00.

No município são mais de 730 contratos do Pronaf que serão anistiados. Vários produtores compareceram à reunião e assinaram o termo de negociação com o banco

Mais de 700 produtores de Boa Esperança participaram nesta quinta-feira (12/12), da reunião com o Banco do Brasil para falar sobre os benefícios do decreto de calamidade, na quadra da Escola Izaura de Almeida Silva, em Nova Cidade.

As parcelas dos contratos de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) firmados de 2007 em diante terão desconto de 80% até o final de 2014, uma conquista da atual administração, proveniente de uma ação direta do prefeito Romualdo Milanese junto aos parlamentares que compõem a Bancada Federal e ao Ministério da Previdência Social.

Os descontos que os produtores estão recebendo fazem parte de um leque de conquistas, graças ao Decreto n° 1995/2013, que trata do Estado de Calamidade Pública, assinado pelo prefeito no dia 07/10/2013, homologado pelo Governo do Estado através do Decreto n° 2230-S em 10/10/2013 e que foi reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional através da Portaria n° 133/2013, no dia 07/11/2013.

Financiamentos concretizados em 2013, depois da publicação dos decretos 4.211 e 4.212, de 18 de abril de 2013, que autorizam a renegociação, não poderão usufruir dos benefícios.

São mais de 730 produtores que terão direito à anistia por conta do decreto de calamidade que foi assinado pelo prefeito Romualdo Milanese e homologado dia 13 de novembro pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. As mensalidades com desconto deverão ser quitadas até dia 2 de janeiro de 2014.

Os agricultores que não tiverem condições de quitar o valor total até essa data poderão renegociar a dívida em até 10 anos, com a primeira parcela a ser descontada em 2016 com o mesmo desconto.

A reunião contou com a presença do superintendente regional de Varejo do Banco do Brasil, Antônio Carlos Servo, e o analista de crédito do banco, Samuel Valandro, para esclarecer as dúvidas dos clientes relacionadas ao benefício.

Os produtores que não são pronafistas também terão direito a renegociar a dívida em 10 anos, mas a primeira parcela terá vencimento em 2015.

Durante o período de carência dos dois tipos de contratos, os agricultores não poderão adquirir novos financiamentos junto ao Banco do Brasil.

“Cada caso deve ser avaliado conforme o contrato. Sugerimos que cada produtor venha assinar o termo de negociação e tire suas dúvidas conforme a data que contraiu o financiamento”, explicou o analista de crédito Samuel Valandro.

Vários produtores aproveitaram a negociação e assinaram o documento, mas aqueles que não estiveram na reunião e têm interesse em aproveitar o desconto ainda podem procurar os escritórios da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Incaper, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Esperança ou a própria agência bancária no município.

Segurança

Durante o evento com os produtores, esteve presente o comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Boa Esperança, subtenente José Marcos Pereira, que falou sobre as ações de segurança que estão sendo implantadas no município em decorrência dos muitos assaltos que têm ocorrido nas propriedades rurais.

“Infelizmente a Polícia Militar não consegue ser onipresente, por isso precisamos da ajuda de vocês para informar sobre qualquer atitude suspeita nas propriedades. Estamos disponibilizando um número de celular que fica na viatura e vocês podem ligar a qualquer hora falando sobre algo estranho que virem acontecendo em qualquer parte”, explicou.

O comandante Marcos disse ainda que está disponível para realizar reuniões em todas as comunidades e que está elaborando uma ficha que será distribuída para a contratação de trabalhadores para a próxima safra do café em abril de 2014.

Segundo ele, os produtores preencherão os dados dos funcionários temporários e vão encaminhar para o DPM realizar a consulta dos antecedentes criminais.

O número do celular da viatura é (27) 99996-3073.

Como negociar com o Banco do Brasil

Todos os produtores de Boa Esperança têm direito a desconto por conta do decreto de calamidade.

- Contratos firmados com o banco pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) entre 2007 e abril de 2013 poderão ter desconto 80% nas parcelas referentes a 2012, 2013 e 2014. Mensalidades já pagas não serão reembolsadas.

- As parcelas com o desconto devem ser quitadas até o dia 2 de janeiro de 2014. Os produtores também podem renegociar a dívida para pagar em até 10 anos, com pagamento da primeira parcela em 2016.

- Agricultores não-pronafistas também podem prorrogar a dívida em até 10 anos, mas a carência diminui e o pagamento da primeira parcela deverá ser em 2015.

- Nesse período de carência, pronafistas ou não ficarão sem condições de realizar novo financiamento até o pagamento da primeira parcela.

- Os produtores que não estiveram na reunião de renegociação devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Incaper, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Esperança e a própria agência do Banco do Brasil para renegociar.