Defesa Civil de Boa Esperança em alerta para fortes chuvas

Em virtude da possibilidade de mais chuvas na região e as catástrofes que tem acontecido em municípios circunvizinhos, a Prefeitura de Boa Esperança definiu estratégias para se preparar para eventuais incidentes que possam ocorrer no município.

O prefeito Romualdo Milanese se reuniu com o Conselho Municipal de Defesa Civil e determinou que sejam  feitos monitoramentos do volume pluviométrico, de áreas de risco, da cabeceira do rio do Norte, córregos e barragens, para que sejam retiradas famílias em caso de risco.

“A topografia de Boa Esperança é privilegiada se compararmos a outros municípios, mas não podemos achar que não vai acontecer aqui. Então precisamos nos antecipar para evitar tragédias com a nossa população”, destacou.

Participaram da reunião, além do prefeito, o secretário de Administração, Antonio Carlos da Silva; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Doriédison Thomazini; o secretário de Meio Ambiente, José Maria Rafalski; o coordenador do Conselho Municipal de Defesa Civil, Gelcimar Suave; o comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Boa Esperança, subtenente José Marcos de Souza; o presidente da Associação dos Evangélicos de Boa Esperança, Lusimar Menezes Canali; o representante do Rotary Club, Antonio Lusquinho (Toninho Bil); além de servidores das secretarias de Assistência e Promoção Social, Saúde e Meio Ambiente.

A ordem é, em primeiro lugar, se preocupar com as vidas humanas, então casas às margens de rios, córregos e barrancos estão sendo avaliadas, estradas mapeadas; e agentes de saúde e endemias vão orientar sobre as doenças que podem ser adquiridas durante os períodos de chuva.

No Vale Esperança, no entorno do córrego que corta a cidade, a Defesa Civil constatou, antes mesmo das fortes chuvas, que existem duas famílias em áreas de risco, mas que se recusam a sair das casas. A secretaria de Assistência e Promoção Social propôs pagar aluguel social para as famílias em outro bairro. Na rua Dr. Antônio dos Santos  Neves outra família foi retirada de uma casa que já havia sido condenada e transferida para residência de parentes. Juntamente com a Defesa Civil, a secretaria estará auxiliando no processo que garanta a segurança das famílias.

Ajuda ao município de Nova Venécia

O prefeito Romualdo Milanese, em solidariedade ao município de Nova Venécia, castigado pelas chuvas, colocou à disposição equipe de servidores, máquinas e caminhões para auxiliar este município na ajuda às famílias venecianas. Equipe de servidores de Boa Esperança, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente, José Maria Rafalsk, participou na manhã desta sexta-feira de uma reunião com a Defesa Civil Estadual, na sede do Corpo de Bombeiros de Nova Venécia, e está auxiliando outras equipes neste município.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de dezembro de 2013