O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Quem deve estar inscrito no Cadastro Único
Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Cidadão
Benefício Eventual
Quando houver necessidade e interesse.
O cadastro pode ser feito por pessoa acima de 16 anos.
O serviço é disponibilizado para cidadãos residentes no Município de Boa Esperança /ES que atendam as características do serviço.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento,CPF,Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor e levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.
Em casos de Famílias Indígenas e Quilombolas(RF)
• CPF ou Título de Eleitor
• Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e Carteira de trabalho.
O atendimento é feito de forma presencial.
1ª Etapa: É realizado uma consulta prévia via sistema;
2ª Etapa: Após, é realizada a entrevista de Inclusão, atualização ou exclusão (cadastramento);
3ª Etapa: Verifica se o usuário tem dúvidas com relação aos Benefícios vinculados ao Cadastro Único e se necessário, encaminha ao setor responsável pelo Benefício pleiteado;
4ª Etapa: Informa sobre a necessidade do retorno de acordo com o prazo e critérios de atualização.
Não se aplica.
Não se aplica.
A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família. A seleção das famílias é feita pelo governo federal através de um sistema informatizado, a partir dos dados que elas informaram no Cadastro Único e das regras do programa.