Cadastro Único

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:

  • Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

 

Órgão do Serviço

Órgão responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Público Alvo

Público alvo

Cidadão

Categoria

Categoria

Benefício Eventual

Quando Solicitar

Quando Solicitar

Quando houver necessidade e interesse.

Quem Solicita

Quem Solicita

O cadastro pode ser feito por pessoa acima de 16 anos.

Quem Pode Utilizar

Quem Pode Utilizar

O serviço é disponibilizado para cidadãos residentes no Município de Boa Esperança /ES que atendam as características do serviço.

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Para que a família possa ser cadastrada, é importante:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

 

Quem Pode Retirar

Quem Pode Retirar

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: - Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou - Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​total.
Documentos Necessários

Documentos Necessários

 Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento,CPF,Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor e levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.

 Em casos de Famílias Indígenas  e Quilombolas(RF)
•    CPF ou Título de Eleitor
•    Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e Carteira de trabalho.

Formas de acessar ou solicitar

Formas de acessar ou solicitar

O atendimento é feito de forma presencial.

Local(is) de atendimento

Local(is) de atendimento

Presencial
Prioridades de atendimento

Prioridades de atendimento

Não se aplica.
Tempo de espera para atendimento

Tempo de espera para atendimento

Não se aplica.
Etapas do Processamento

Etapas do processamento

1ª Etapa: É realizado uma consulta prévia via sistema; 

2ª Etapa: Após, é realizada a entrevista de Inclusão, atualização ou exclusão (cadastramento);

3ª Etapa: Verifica se o usuário tem dúvidas com relação aos Benefícios vinculados ao Cadastro Único e se necessário, encaminha ao setor responsável pelo Benefício pleiteado;

4ª Etapa: Informa sobre a necessidade do retorno de acordo com o prazo e critérios de atualização.

Consultar Andamento

Consultar Andamento

Não se aplica.

Custo do serviço

Custo do serviço

Não se aplica.

Outras informações

Outras informações

A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família. A seleção das famílias é feita pelo governo federal através de um sistema informatizado, a partir dos dados que elas informaram no Cadastro Único e das regras do programa.

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