1ª Roda de Conversa do Projeto Tagarelas reúne mais de 200 mulheres

O Evento encerrou as atividades da campanha municipal do "Outubro Rosa" e também contou com a presença de várias autoridades.

28 de outubro de 2021 às 00h00.

A 1ª Roda de Conversa "Tagarelas" aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 27/10/2021, no Ginásio de Esportes em Boa Esperança. Com a presença da população feminina na sua grande maioria, foi deixado um enorme recado para elas na campanha de Outubro Rosa deste ano.
A prefeita Fernanda Milanese foi quem conduziu o bate-papo que começou com a surpreendente história da Dona Maria de Lourdes Lacerda, mulher esperancense, que venceu o câncer de mama. "Um dia eu acabei descobrindo o carocinho, do tamanho de um grão de feijão, fiquei preocupada mas procurei um médico, que diagnosticou, depois de alguns exames no Santa Rita (hospital), que era câncer maligno... O médico me deu pouco tempo de vida, mas minhas lutas e orações me salvaram, Deus me salvou." - disse Dona Maria de Lourdes no encontro, "Tagarelas".

Várias outras mulheres participaram deste bate-papo, e entre elas, tivemos a presença ilustre da Deputada Raquel Lessa, que ressaltou a importância do cuidado da mulher com seu corpo e a importância dos órgãos de Saúde em todos os momentos, desde o diagnóstico ao tratamento. Raquel é uma importante parceira do município que sempre viabiliza recursos, não só para saúde, mas para outras áreas importantes. Também se fez presente o Superintendente Regional da Saúde, Edilson Monteiro que foi o único homem convidado para compor a roda de conversa. Edilson reafirmou o comprometimento do governo do estado com as políticas públicas de saúde, em especial as que contemplam as mulheres.

Convidada para o bate-papo a Enfermeira Luciana Monteiro deu um show com uma linda palestra junto a uma dinâmica, que mostrava a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; na dinâmica algumas participantes do público foram surpreendidos com envelopes que estavam embaixo de suas cadeiras, cada envelope continha um sentimento ilustrado em uma folha de papel A4, todos esses sentimentos ligados ao diagnóstico do câncer. A enfermeira Luciana causou grande comoção no público quando dividiu com todas presentes, que sentiu todas aquelas emoções assim que soube do seu diagnóstico para câncer de mama. Uma surpresa para todos presentes acompanhada de alívio ao saber que, por conta da descoberta prematura do nódulo, conseguiu se curar após tratamento. Em seu relato, ressaltou com bastante ênfase a importância de se cuidar e não deixar o medo tomar conta pois quanto antes o tratamento começar, maior a probabilidade de êxito.

Vale ressaltar a presença das mulheres que fazem parte da força feminina nas repartições públicas do município, que também participaram deste primeiro bate-papo Tagarelas.
A Vereadora Sheila Faria se emocionou com a história de superação da Dona Maria de Lourdes, e aproveitou para deixar claro, também, sobre a importância dos cuidados que as mulheres tem que ter no trato pessoal.
Nossa Secretária de Assistência Social Inez Milanese também fez parte do evento, e frisou a importância da união feminina no município, junto ao diagnóstico.

Aproveitando o clima de conscientização, a prefeita Fernanda apresentou os números referentes às realizações da secretaria municipal de saúde no período do mês de prevenção ao câncer de mama, ressaltando a importancia de, além de se promover as ações para conscientização da população, deve-se prestar o serviço público com qualidade para todos. Foram ofertadas mais de 700 mamografias, quase 400 preventivos coletados, 299 testes de HIV e 299 testes de sífilis. Fernanda contou estar satisfeita com a participação das mulheres e com a dedicação das equipes de saúde do município.

Para finalizar com chave de ouro, tivemos a ilustre apresentação da esperancense Bianca Schineider Batista Leite, que fez uma performance artística. Toda caracterizada e vestida, interpretou a personagem "Fernanda Milanesa". Na sua apresentação Bianca fez o público rir e interagir, mas tudo com um TOQUE seríssimo da importância dos cuidados com a saúde.

O autoexame das mamas deve ser realizado não somente no OUTUBRO ROSA, mas mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

O Projeto Tagarelas contou com alta adesão do público feminino esperancense de diversos bairros e distritos do município. Com público de aproximadamente 230 participantes, a noite se encerrou com lanche, caldos, bolo e um público já na expectativa pela próxima edição. Importante tornar notório que foi a primeira vez, em um evento promovido pela prefeitura, que foi inteiramente traduzido em libras para com deficiência auditiva. Uma iniciativa das múnícipes Debora, Sara e Cláudia que trouxeram inclusão para o encontro, transmitindo informações preciosas e tornando-as acessíveis à todos e todas e que foram homenageadas com uma salva de palmas por todos presentes.

Todas as fotos da cobertura do evento, encontram-se na galeria do site da prefeitura.