Alunas do interior de Boa Esperança Passam no IFES após Análise de Histórico Escolar

O novo modelo de processo seletivo simplificado do Instituto Federal faz análise do histórico escolar e as alunas esperancenses se destacaram entre os candidatos.

08 de dezembro de 2021 às 00h00.

As alunas Rafaela Antunes Tigre e Isabela de Souza Melo, ambas com 15 anos e estudantes do 9º ano na escola municipal “Anadyr de Almeida Marchiori” localizada no distrito de Bela Vista em Boa Esperança, se inscreveram para tentarem uma vaga no IFES, unidade de Nova Venécia. As duas não imaginavam que teriam êxito em meio a tantos outros alunos de diversas cidades que também tentaram uma vaga. Após um ano conturbado e difícil, as alunas relataram as dificuldades em estudar remotamente durante a pandemia, além de morarem na zona rural do município, onde o acesso à internet é mais limitado, tornando tudo ainda mais difícil. Mesmo diante de um ano pandêmico e das dificuldades, elas focaram nos estudos e não mediram esforços para manterem as melhores notas. Hoje, são motivo de orgulho para seus colegas de classe, toda equipe pedagógica e administrativa da escola, família e até para a Prefeita municipal, que ao receber a notícia ficou muito alegre.

A GECOM-PMBE esteve na escola para conferir de perto a reprecussão do sucesso das alunas, e se deparou com um clima de felicidade, não só entre as meninas, mas em toda a escola. A aluna Rafaela, que ficou em primeiro lugar no curso de edificações, disse que foi incentivada pela família e em especial pela irmã Joice, que também estudou no IFES. “Minha irmã quem entrou em contato comigo para me dar a notícia, na sexta-feira (03), eu estava entre meus amigos aqui na escola, fui pega de surpresa. Confesso que fiquei muito feliz, mais feliz ainda em saber que fiquei em primeiro lugar”. - Disse Rafaela.

Já com Isabela, a notícia chegou na hora da saída da escola. Sua mãe fez questão de ligar e dar a boa notícia para a filha, que também ficou muito feliz com essa conquista. “Me senti realizada pois, era algo que eu queria muito para mim, e estar realizando isso é muito gratificante. Eu me identifico bastante com o curso de administração. Gosto muito de matemática, por isso resolvi tentar esse curso”. - Disse Isabela na presença de seu pai, José, que fez questão de frisar a importância de uma família presente na vida escolar de seus filhos.

A escola, na pessoa da Diretora Irení Rodrigues, junto a sua equipe, manifestou muita alegria. “Nós estamos muito felizes por poder contribuir com a educação dessas crianças. Foi uma conquista não só para os alunos, mas para a escola também. Isso é fruto do trabalho duro dos professores, de uma equipe empenhada e preocupada com a educação dos alunos do nosso município e bons frutos colheremos lá na frente!”.

A partir do ano que vem, Rafaela irá compor a turma de Técnico em edificações no Campus de Nova Venécia - ES e sua colega Isabela fará administração no Campus de Montanha - ES.
A Aluna Rafaela quis finalizar a conversa com a equipe de comunicação da prefeitura com uma frase:

“Estudem, por mais difícil que seja, busque! Porque o estudo é a arma mais poderosa do mundo”.

GECOM-PMBE

email: [email protected]