O Mutirão aconteceu no último sábado (18) e foi uma realização do Hemocentro de São Mateus em Parceria com a Prefeitura de Boa Esperança, a ONG "Voluntários do Bem" e tiveram o apoio do SICOOB.
Não é de hoje que se fala da importância de doar sangue. Mesmo com os avanços frequentes da medicina, nós ainda precisamos ter um banco de sangue abastecido para conseguir realizar diversos procedimentos. Sabendo que doar sangue salva vidas, 106 esperancenses foram até o local de coleta das doações durante a campanha que aconteceu no CRAS de Boa Esperança, localizado no bairro Nova Cidade. Infelizmente, 26 pessoas não estavam aptas a doar sangue naquele momento no entanto, foram coletadas 80 Bolsas de sangue que podem chegar a ajudar diretamente até 320 pessoas, tendo em vista que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Fora as bolsas de sangue, houve o cadastro de 20 doadores de medula óssea. O Mutirão aconteceu no último sábado (18) e foi uma realização do Hemocentro de São Mateus em Parceria com a Prefeitura de Boa Esperança e da ONG "Voluntários do Bem" e tiveram o apoio do SICOOB.
Existem alguns requisitos básicos para que alguém seja doador, é necessário: Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro). Menores de 18 anos precisam de alguns documentos para poder efetivamente doar. Não dispensando a assinatura de seu responsável, em formulários de autorização. Ter peso superior a 50kg, estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
O processo completo, que envolve o cadastro, procedimentos e até mesmo um lanche pós-doação dura, em média, 40 minutos. Seja um doador de sangue você também.
GECOM-PMBE
Tel.: (27) 3768-6528
email: [email protected]
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a Sexta-Feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
(27) 3768-6500 | Fala Cidadão: 27998256525
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil
Fala Cidadão: 27998256525