Conselho Municipal de Saúde Realiza a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental em Boa Esperança

Esta etapa elaborou propostas e elegeu delegados para serem apresentados na etapa regional da conferencia no próximo ano.

22 de dezembro de 2021 às 00h00.

O Conselho Municipal de Saúde de Boa Esperança promoveu na última quarta-feira (22), no auditório do CRAS, a 5ª Conferência que coloca em pauta: "A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS". A Conferência tem o objetivos de propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental em todos os níveis.

A Conferência foi iniciada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Davi Antônio Mendes, que logo em seguida passou a palavra para a Prefeita municipal Fernanda Milanese ,que afirmou a importância da conferência em nosso município e pediu a dedicação de todos para que nas próximas etapas, Regional e Federal, Boa Esperança possa agregar valor as novas diretrizes. Logo em seguida o Secretário de Saúde do Município Rogério Vieira também enalteceu a importância da conferência e agradeceu a presença de cada um que ali se fazia presente. A fala principal a respeito do tema da conferência foi realizada pela Assistente Social Flávia da Silva Santos e a Psicóloga Valdilene Turini Alves.
Após a finalização das falas e instruções, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas de acordo com cada eixo, para elaboração de propostas, sendo o eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que foi dividido em subeixos:
● Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
● Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
● Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
● Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Depois do estudo dos subeixos, todo o conteúdo elaborado foi apresentado à plenária, que elegeu 5 propostas para a Etapa Regional e 8 delegados (sendo 4 suplentes).
As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”, destaca a resolução.

Há uma grande expectativa para a 5ª conferência, pois a última Conferência Nacional de Saúde Mental (4ª CNSM), foi realizada a mais de 10 anos, para ser mais exato no ano de 2010, considerado o maior intervalo entre as conferências. Sendo que a etapa nacional está marcada para ser realizada entre 17 e 20 de maio de 2022.

GECOM-PMBE

email: [email protected]