Conselho Municipal de Saúde Realiza a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental em Boa Esperança

O Conselho Municipal de Saúde de Boa Esperança promoveu na última quarta-feira (22), no auditório do CRAS, a 5ª Conferência que coloca em pauta: "A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS". A Conferência tem o objetivos de propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental em todos os níveis.

 

     

A Conferência foi iniciada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Davi Antônio Mendes, que logo em seguida passou a palavra para a Prefeita municipal Fernanda Milanese ,que afirmou a importância da conferência em nosso município e pediu a dedicação de todos para que nas próximas etapas, Regional e Federal, Boa Esperança possa agregar valor as novas diretrizes. Logo em seguida o Secretário de Saúde do Município Rogério Vieira também enalteceu a importância da conferência e agradeceu a presença de cada um que ali se fazia presente. A fala principal a respeito do tema da conferência foi realizada pela Assistente Social Flávia da Silva Santos e a Psicóloga Valdilene Turini Alves.
Após a finalização das falas e instruções, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas de acordo com cada eixo, para elaboração de propostas, sendo o eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que foi dividido em subeixos:
● Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
● Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
● Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
● Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

     

Depois do estudo dos subeixos, todo o conteúdo elaborado foi apresentado à plenária, que elegeu 5 propostas para a Etapa Regional e 8 delegados (sendo 4 suplentes).
As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”, destaca a resolução.

Há uma grande expectativa para a 5ª conferência, pois a última Conferência Nacional de Saúde Mental (4ª CNSM), foi realizada a mais de 10 anos, para ser mais exato no ano de 2010, considerado o maior intervalo entre as conferências. Sendo que a etapa nacional está marcada para ser realizada entre 17 e 20 de maio de 2022.

 

GECOM-PMBE

Tel.: (27) 3768-6528
email: comunicacao@boaesperanca.es.gov.br

 

Tags:
Conferencia de Saúde Mental | SEMUS | Saúde | Mental | |

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

LEIA MAIS...

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abre 16 vagas para o Censo 2022 em Boa Esperança – ES
Mutirão de Doação Coleta mais de 80 Bolsas de Sangue em Boa Esperança.
Boa Esperança Terá Final de Semana Agitado por Artistas e Produtores de Cultura Locais Incentivados pela Lei Aldir Blanc

GALERIAS DE FOTOS

Homenagem aos Profissionais da Saúde de Boa Esperança
Solenidade Promovida pela Câmara Municipal de Boa Esperança para Homenagear os Profissionais da Saúde no Combate à Pandemia de COVID-19
25/12/2021

Mostra do Projeto Campeões do Futuro 2021
Mostra dos trabalhos executados no Projeto Campeões do Futuro, parceria municipal e estadual, ocorrida em 09/12/21.
12/12/2021

ASSINATURA DE CONVÊNIO COM O PROJETO
Na última sexta-feira (12) Boa Esperança recebeu a visita da Vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, que veio pessoalmente assinar, junto a prefeita Fernanda Milanese, o convênio entre Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Boa Esperança intitulado "Projeto Agenda Mulher Empreendedora". O Evento aconteceu no CRAS do município e contou com, além da Vice-governadora e sua equipe, a presença de todo o corpo gestor da prefeitura, os vereadores Sheila Faria e Carlos Venâncio, representando a câmara e as mulheres empreendedoras esperancenses.
13/11/2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Telefone
(27) 3768-6547

E-mail
gabinete@boaesperanca.es.gov.br

Horário de funcionamento

Segunda a quinta-feira: Das 07h30 às 11h30 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.

Segunda a quinta-feira: Das 13h00 às 17h00 (Sem Atendimento ao Público).

Sexta-feira: Das 07h00 às 11h00 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.



Localização