Polícia Civil e Prefeitura de Boa Esperança Através da SEASC Realizam Ação de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Nos Dias 22, 23 e 24 de Fevereiro Acontece a Operação Resguardo II em Boa Esperança visando o enfrentamento à violência contra mulher.

22 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, aconteceu no município de Boa Esperança, ações para o enfrentamento à violência contra mulher. As ações ocorrem em âmbito nacional durante o mês de fevereiro e início de março, em decorrência da Operação Resguardo II, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com os respectivos municípios e Delegacias em suas repartições que tratam diretamente com o atendimento à mulher.

Com objetivo de realizar ações preventivas e educativas sobre a violência contra a Mulher, a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Nova Venécia fará orientações e prestará esclarecimento sobre o assunto e contará com a representatividade feminina da Polícia Civil de nossa região: Mariane Pessin – Escrivã de polícia; Milena Pimentel – Investigadora e Flayna Zotelle – Investigadora.

Segundo os organizadores, o evento objetiva trabalhar a prevenção da Violência Contra a Mulher; tirar dúvidas sobre a Lei e os tipos de Violência Contra a Mulher; trabalhar na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade; bem como aproximar a Polícia da População, em ações de Polícia Comunitária e Cidadã.

"Estamos em uma Operação de nível nacional para conscientização da violência doméstica contra a mulher, trazendo os tipos de violência e trocando informações procedimentais com intuito de dar resultados efetivos nas investigações, punindo os agressores e incentivando as denúncias.". pontuou a Escrivã da Polícia Civil Mariane Pessin.

A Equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, e suas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher realizarão atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, ou Crimes Contra a Dignidade Sexual; bem como irá orientar e dialogar com a população, com mulheres e homens, sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Veja a programação para Boa Esperança:

Terça-feira 22 de fevereiro de 2022:

- 10:00 – Roda de Conversa no Cooperativa de Costureiras;

- 13:00 – Encontro de Mulheres no CRAS;

- 14:30 – Palestra na escola do Km20;

Quarta-feira 23 de fevereiro de 2022

- 10:00 - Palestra na escola (Anadyr de Almeida Marchiori) Bela Vista;

- 13:00 - Palestra na escola Izaura.

- 14:30 – Encontro no CRAS com os Agentes Comunitários de saúde (somente os agentes do interior);

Quinta-feira 23 de fevereiro de 2022

- 08:00 – Caminhada da Conscientização “Viver sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres” finalizando com um “Bate Papo” com transmissão ao vivo na praça. (Participação da Escola do Bela Vista).

Como posso realizar uma denúncia?
- Ligue 180
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da

mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Baixe o aplicativo:

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança, todas as informações e/ou orientações serão passadas através das redes oficiais.

Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes
Instagram: @Prefeituramunicipalbe.es