Nível Nacional: 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Premia Alunos do Interior de Boa Esperança - ES

Com o tema "O lugar onde vivo" a 7ª Edição da olimpíada contou com 16 finalistas e entre eles estava a Prof.ª Daiane de Sá Demuner Baêta da Escola Municipal "Santo Antônio", escola que fica localizada no distrito de mesmo nome, interior do município de Boa Esperança.

03 de março de 2022 às 00h00.

No relato de prática escrito pela professora, ela expõe as dificuldades encontradas em tempos de pandemia, colheita de café e pimenta, onde os alunos acabam se evadindo para poder trabalhar no campo. Veja o relato dela:

"Quando as inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa começaram, fui convidada para realizar minha inscrição. Foi um momento que me causou muita ansiedade e apreensão, pois trabalho na zona rural do município de Boa Esperança, em uma comunidade carente, com alunos desmotivados, devido há mais de um ano de aulas remotas, com a impressão de apostilas, de forma quinzenal e grupos no Whatsapp, porém, muitos alunos não tem acesso à internet e nem mesmo celular, e ainda, em período de colheita de café e pimenta, onde muitos estudantes aproveitam este momento para trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro..."

Ela ainda continua em seu relato, expondo o medo e as dificuldades encontradas pelo caminho:

"...Contudo, enfrentei meu medo e realizei minha inscrição. A primeira iniciativa, logo após me inscrever, foi o estudo das oficinas do caderno docente para entender o objetivo de cada uma, pensando nas necessidades e habilidades da turma para fazer uma seleção, buscando soluções para o encontro dos gêneros escritos com os alunos. Sendo assim, consegui elaborar uma apostila que foi impressa e entregue aos discentes."

A professora conta também que mesmo diante das dificuldades, continuou motivando e insistindo para que os alunos realizassem a escrita da crônica, até o último momento, porém não obteve sucesso. Ela ressalta que recebia somente os textos de duas alunas, mas mesmo assim expôs não sentir que seu trabalho feito com os alunos, aliada a sua insistência teria sido um fracasso, pois ela relata ter aprendido muito durante todo processo, desde o início do estudo do caderno docente de crônicas até a escrita do relato de prática à montagem da linha do tempo e do álbum da turma.

"Acredito, também, que alguma sementinha de conhecimento, tenha colocado em cada aluno."

Finalizou a Prof.ª Daiane de Sá Demuner Baêta.

Vale ressaltar que, em nosso estado, apenas duas professoras foram classificadas para a final e entre elas a Prof.ª Daiane.

A turma do 8° ano 2021 da EMEIEF “Santo Antônio” foi premiada como semifinalista, junto com a professora Daiane de Sá Demuner Baêta, Categoria: Crônica. Cada aluno e a professora, receberam como prêmio um leitor de livros digitais "Kindle", com várias coleções arquivadas para apreciação, sem necessidade de conectividade à Internet.

É um orgulho para nosso município saber que temos profissionais empenhados com a educação mesmo em tempos tão difíceis. Parabéns Prof.ª Daiane!

Sobre a Olimpíada:

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, recebeu mais de 112 mil inscrições na 7ª edição e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas.

O concurso evidenciou como protagonistas o professor e a sua turma de estudantes e os estimulou a construir o Relato de Prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

O tema norteador para a produção do Relato de Prática foi "O lugar onde vivo". A partir da produção do relato, crianças e jovens tiveram a oportunidade de aprender a produzir um gênero discursivo e se aprofundar ainda mais sobre o lugar onde vivem.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança, todas as informações e/ou orientações serão passadas através das redes oficiais.

Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes
Instagram: @Prefeituramunicipalbe.es