Título de Eleitor: Regularize ou Tire o Seu. O Futuro Depende de Você!

Boa Esperança através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEASC) promove dia "D" por comunidade, para auxiliar pessoas que ainda não possuem o Título de Eleitor.

04 de abril de 2022 às 00h00.

O ano de 2022 será marcado por eleições em todo território nacional, no dia 2 de outubro os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos governantes de nosso país. Vamos escolher Presidente da república, governadores, senadores e deputados estaduais e federias. Porém, devemos nos atentar ao prazo para emissão e regularização do título de eleitor. O prazo para regularizar seu título e estar apto a votar nas Eleições 2022 termina bem antes. Os eleitores têm até o dia 4 de maio para colocar o cadastro eleitoral em dia. O prazo também vale para os jovens de 15 a 17 anos tirarem o título de eleitor.

Para os jovens brasileiros, de 15 a 17 anos o voto é facultativo, mas eles representam parte significativa da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas.

COMO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR

Para tirar a primeira via do título de eleitor, logo ao entrar no Título Net 2022 é preciso informar a Unidade Federativa em que reside. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Depois de informar todos os dados, o pedido será analisado pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento pode ser feito pelo site.

Documento de identificação;

Comprovante de residência atualizado;

Certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos).

Quem pode tirar? Pessoas com mais de 16 anos ou que tenham 15 anos, porém complete 16 antes das eleições (02/10/2022).

Boa Esperança através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania  (SEASC) promove dia "D" por comunidade, para auxiliar pessoas que ainda não possui Título de Eleitor.

COMO REGULARIZAR O TÍTULO

Se você precisa transferir seu título de município, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação para facilitar a mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada, basta acessar o Título Net. Mas, antes de solicitar alteração é preciso verificar se o eleitor possui débito com a Justiça Eleitoral. Quem deixou de votar em alguma eleição e não justificou a ausência pode ter multas para pagar. Caso possua, o eleitor será direcionado para a página de emissão do boleto.

Depois, é só acessar o site do TSE, e iniciar o seu atendimento. A partir desse passo, o eleitor pode solicitar as mudanças que precisa, seja de transferência de zona eleitoral ou alteração de documentos. Os eleitores também vão precisar digitalizar ou tirar uma foto de um comprovante de residência (atualizado) e de um documento de identificação oficial com foto. Quem vai pedir transferência da zona eleitoral precisar estar, no mínimo, três meses ou mais morando no novo endereço.

E-TÍTULO

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título de eleitor digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.

Siga >>>>
Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes