IBGE: Censo 2022 Começa na Próxima Semana

O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid.

27 de julho de 2022 às 00h00.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro. O Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. Precisará cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios.

Em 2022, o Brasil completa 150 anos de história de recenseamentos. Do primeiro Censo realizado pelo Império em 1872 até hoje, a evolução é marcante. Não só da população – que passou de 9,9 milhões de habitantes para cerca de 215 milhões (número a ser confirmado ou atualizado por meio do Censo 2022) – como também na aplicação dos questionários e no rigor estatístico. Há 150 anos, o recenseador perguntava o nome do chefe da família, idade, sexo, estado civil, escolaridade, se a pessoa era livre ou escrava, sua religião, profissão e se tinha deficiência física aparente. Atualmente, há dois tipos de questionários, sendo que o mais amplo tem 77 perguntas e o mais curto 26 perguntas. E as últimas edições do Censo têm sido marcadas pela inovação nos processos de coleta e apuração.

Respeitando padrões metodológicos internacionais, os recenseadores vão visitar todos os endereços, abrangendo vários tipos de habitações: domicílios particulares, domicílios coletivos, domicílios improvisados e setores especiais, dentre os quais destacam-se quilombos, terras indígenas e aglomerados subnormais.

Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato. Após realizadas as tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico. Caso identifique que é um domicílio vago ou de uso ocasional (veraneio), ele registra no DMC.

Já as abordagens alternativas, internet ou telefone, serão feitas de forma mista com a presencial. A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que será usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento. Na modalidade internet, o morador terá sete dias para preencher o questionário. Se o informante não conseguir concluir o questionário de uma só vez, os dados ficarão salvos para que ele possa retornar de onde parou no próximo acesso. Correções também podem ser feitas a qualquer momento, mas só até que o envio seja realizado.

Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias

Já a coleta por telefone, além de uma opção para o respondente, será também uma forma de abordagem ativa nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador. Nos casos em que o recenseador não encontrar os moradores nas primeiras visitas e deixar sua folha de recados, os moradores terão a opção de ligar para os recenseadores e agendar uma entrevista presencial ou mesmo realizar a entrevista por telefone. Além disso, a entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário.

Na próxima segunda-feira (01) os recenseadores estarão iniciando as visitas nas casas de nosso município, os receba de forma cordial e responda todas as perguntas, é muito importante! O censo serve para compreender como as pessoas vivem nas diferentes regiões brasileiras. Dessa forma, é possível traçar planos de implementação de políticas públicas, desenvolvimento social e investimentos, tanto públicos como privados.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.

Siga >>>>
Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes