IBGE: Censo 2022 Começa na Próxima Semana

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro. O Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. Precisará cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios.

 


Em 2022, o Brasil completa 150 anos de história de recenseamentos. Do primeiro Censo realizado pelo Império em 1872 até hoje, a evolução é marcante. Não só da população – que passou de 9,9 milhões de habitantes para cerca de 215 milhões (número a ser confirmado ou atualizado por meio do Censo 2022) – como também na aplicação dos questionários e no rigor estatístico. Há 150 anos, o recenseador perguntava o nome do chefe da família, idade, sexo, estado civil, escolaridade, se a pessoa era livre ou escrava, sua religião, profissão e se tinha deficiência física aparente. Atualmente, há dois tipos de questionários, sendo que o mais amplo tem 77 perguntas e o mais curto 26 perguntas. E as últimas edições do Censo têm sido marcadas pela inovação nos processos de coleta e apuração.

 


O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid.

Respeitando padrões metodológicos internacionais, os recenseadores vão visitar todos os endereços, abrangendo vários tipos de habitações: domicílios particulares, domicílios coletivos, domicílios improvisados e setores especiais, dentre os quais destacam-se quilombos, terras indígenas e aglomerados subnormais.

Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato. Após realizadas as tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico. Caso identifique que é um domicílio vago ou de uso ocasional (veraneio), ele registra no DMC.

Já as abordagens alternativas, internet ou telefone, serão feitas de forma mista com a presencial. A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que será usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento. Na modalidade internet, o morador terá sete dias para preencher o questionário. Se o informante não conseguir concluir o questionário de uma só vez, os dados ficarão salvos para que ele possa retornar de onde parou no próximo acesso. Correções também podem ser feitas a qualquer momento, mas só até que o envio seja realizado.

 

Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias
Foto: Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias

Já a coleta por telefone, além de uma opção para o respondente, será também uma forma de abordagem ativa nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador. Nos casos em que o recenseador não encontrar os moradores nas primeiras visitas e deixar sua folha de recados, os moradores terão a opção de ligar para os recenseadores e agendar uma entrevista presencial ou mesmo realizar a entrevista por telefone. Além disso, a entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário.

Na próxima segunda-feira (01) os recenseadores estarão iniciando as visitas nas casas de nosso município, os receba de forma cordial e responda todas as perguntas, é muito importante! O censo serve para compreender como as pessoas vivem nas diferentes regiões brasileiras. Dessa forma, é possível traçar planos de implementação de políticas públicas, desenvolvimento social e investimentos, tanto públicos como privados.

 

 


Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.


Siga >>>>
Facebook: @Prefeituramunicipaldeboaesperancaes
Instagram: @Prefeituramunicipalbe.es

 

Fonte: Guia do Censo 2022 para Jornalistas - IBGE

GECOM-PMBE Tel.: (27) 3768-6528

Tags:
IBGE | Censo 2022 | Demografia Brasileira |

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de julho de 2022

LEIA MAIS...

CIMEA Realiza Reunião Para Discutir Lei da Política Municipal de Educação Ambiental
Boa Esperança Oferta IV Encontro de Formação Continuada – Construindo Saberes
Cidade Limpa: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Transporte Intensifica Limpeza de Vias

GALERIAS DE FOTOS

Formação Continuada - Construindo Saberes (IV encontro de formação)
Aconteceu no dia 25 de julho, O IV Encontro de Formação Continuada oferecido Pela Secretaria Municipal de Educação, para todos os professores da rede municipal de ensino. Local: escola EMEIEF "ANADYR DE ALMEIDA MARCHIORI", Bela Vista, Boa Esperança - ES
25/07/2022

10ª Subida Ecológica da Pedra da Botelha
Em Boa Esperança a Semana do Meio Ambiente foi concluída, em seu último dia, com a 10ª Subida Ecológica da Pedra da Botelha, reunindo aproximadamente 160 pessoas de diversas idades. A subida demorou em média 2 horas, devido a grande quantidade de participantes.
06/06/2022

MAIO LARANJA: NÃO DA PARA ENGOLIR ESSE CHORO
A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando ações em conscientização ao Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
18/05/2022

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Telefone
(27) 3768-6547

E-mail
gabinete@boaesperanca.es.gov.br

Horário de funcionamento

Segunda a quinta-feira: Das 07h30 às 11h30 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.

Segunda a quinta-feira: Das 13h00 às 17h00 (Sem Atendimento ao Público).

Sexta-feira: Das 07h00 às 11h00 (Com Atendimento ao Público).
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.



Localização