Servidores da SEMUS Participam de Capacitação com Supervisora da Superintendência de Saúde

O treinamento abordou métodos importantes voltados aos indicadores de saúde e a importância de seu acompanhamento de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município.

24 de agosto de 2022 às 00h00.

Aconteceu na última quarta-feira (24), no auditório da Escola Estadual "Antônio dos Santos Neves", um encontro de capacitação com a Supervisora regional da APS da Superintendência de Saúde de São Mateus, junto a prefeita, Fernanda Milanese, secretário de saúde, Rogério Vieira, Coordenadora dos programas, Nadiny Calegari, coordenadora do APS municipal, Bianca Schineider, enfermeiros, dentistas e médicos do Município, para tratar de assuntos relacionados ao programa Previne Brasil.

O treinamento girou em torno dos indicadores de saúde e a importância do acompanhamento desses indicadores de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município. Outro ponto relevante destacado pela Supervisora Regional da APS da Superintendência de Saúde, Fabíola Carla da Silva Sossai, foi a importância de serem traçadas estratégias para alcançar os indicadores de saúde, possibilitando que o município conquiste as metas do Previne Brasil.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.