Seminário de Abertura do Programa Saúde na Escola: Boa Esperança se Prepara para Retomada do Programa

"É um projeto bonito, um trabalho que tem que ser feito com sabedoria, discernimento e equilíbrio, porque é importante. É um programa que atende os alunos que precisam, que dá uma atenção específica e necessária aos nossos alunos. O PSE, com certeza, veio para contribuir e superar as dificuldades...", disse a prefeita Fernanda Milanese.

10 de fevereiro de 2023 às 00h00.

A Prefeitura de Boa Esperança, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (10), o Seminário de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024. O evento de abertura aconteceu no auditório da Sec retaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a presença dos gestores das pastas (Saúde e Educação), da prefeita Fernanda Milanese e de técnicas da Superintendência Regional de Saúde do Estado.

“É um projeto bonito, um trabalho que tem que ser feito com sabedoria, discernimento e equilíbrio, porque é importante. É um programa que atende os alunos que precisam, que dá uma atenção específica e necessária aos nossos alunos. O PSE, com certeza, veio para contribuir e superar as dificuldades. É uma meta nossa que vem sendo cumprida essa união entre as secretarias para o desenvolvimento dos projetos e das ações na nossa cidade”, disse a prefeita Fernanda Milanese.

O secretário de Educação, Roberto Telau, disse que a educação é a base de tudo: “Eu não consigo imaginar um outro espaço no município, que congregue tanto os munícipes quanto a escola, em tudo, na comunicação, você quer que um recado chegue com eficiência, use a escola. Você quer que um programa funcione com eficiência, use a escola. Porque ali está a essência do público da municipalidade. Então, eu acho muita inteligência da administração, pela via da educação, articular os programas da municipalidade, e eu acho muito bom da educação se abrir para isso, porque a criança, é um ser integral”, disse o secretário.
O secretário de Saúde, Rogério Vieira, disse que a saúde quer estar presente em tudo o que é possível pois também é o pilar de um povo. “Nós acreditamos muito nesse programa porque temos empenhado nossos técnicos (profissionais) em todas as ações, seja de vacinação, de assistência odontológica nas escolas, de acompanhamento das famílias nas comunidades, visando essa proximidade entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e às pessoas”, ressaltou o secretário.

O programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, e foi instituído em 2007 pelo por um decreto do presidente Lula. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através das redes oficiais de comunicação da prefeitura.