Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio da SEMA, Promove Ação Ambiental de Recolhimento de Pneus Inservíveis

Uma iniciativa que une preservação ambiental e saúde pública

25 de setembro de 2023 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está empenhada em desenvolver projetos de relevância ambiental para a correta destinação de resíduos sólidos, em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010. Neste contexto, a SEMA lança a "Semana D Pneus", uma ação de recolhimento de pneus inservíveis que acontecerá de 25 de setembro a 2 de outubro.

O objetivo principal dessa iniciativa é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, ao eliminar possíveis criadouros encontrados em pneus descartados de maneira inadequada.

A "Semana D Pneus" é uma ação ambiental de grande relevância para o município e conta com parcerias estratégicas, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDER), a Associação dos Profissionais da Reciclagem (APREBE) e a PNEUVIX Ambiental. Essas entidades se unem para viabilizar o recolhimento gratuito dos pneus inservíveis, evitando que esses objetos sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente.

A mobilização da população é essencial para o sucesso da ação, que teve início nesta segunda-feira, 25 de setembro, e se estenderá até o dia 2 de outubro. Pontos de coleta de pneus foram estrategicamente instalados em diversos locais do município, e a população está convidada a colaborar, levando seus pneus sem utilidade até esses pontos. Com essa atitude, cada cidadão está contribuindo para eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente ressalta a importância da ação: "Além de preservar o meio ambiente, estamos protegendo a saúde da nossa comunidade. Pneus descartados de forma inadequada se tornam criadouros ideais para o mosquito transmissor de doenças graves. Com essa iniciativa, queremos conscientizar a população sobre a destinação correta dos pneus e seu impacto na saúde pública."

A destinação adequada dos pneus inservíveis é fundamental para evitar a contaminação do solo e a propagação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Ao participar da "Semana D Pneus", os cidadãos de Boa Esperança estão fazendo a sua parte para construir um ambiente mais saudável e sustentável.

A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, por meio da SEMA, agradece o apoio de todos os parceiros e convida a população a se engajar nessa importante ação de cuidado com o meio ambiente e com a saúde de todos. Juntos, podemos fazer a diferença.

Para obter mais informações sobre locais de coleta e detalhes da ação, visite o site oficial da Prefeitura de Boa Esperança ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575