Prefeitura de Boa Esperança Inicia Projeto "Visão do Futuro" e Promove Triagem de Acuidade Visual nas Escolas Municipais

O objetivo principal dessa ação é possibilitar que os profissionais de saúde, especialmente enfermeiros, identifiquem possíveis problemas oftalmológicos nos alunos em idade escolar. A detecção precoce desses problemas é fundamental para garantir um desenvolvimento educacional adequado, uma vez que alterações na visão podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

22 de março de 2024 às 00h00.

A prefeitura Municipal de  Boa Esperança por meio da  Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com a Secretaria de Educação, deu início nesta terça-feira a uma importante ação voltada para a saúde visual dos alunos das Escolas de Ensino Fundamental de Boa Esperança. A iniciativa consiste na realização do Teste de Snellen, uma avaliação da acuidade visual, direcionada especificamente aos estudantes dos 1º e 2º anos.

A triagem está sendo conduzida em parceria com as unidades básicas de saúde locais, com equipes designadas para visitar cada escola e realizar os testes de acuidade visual. A primeira instituição a receber a equipe foi a Escola Isaura, onde 87 crianças dos 1º e 2º anos foram atendidas no primeiro dia da ação. Dentre elas, 26 foram encaminhadas para avaliação oftalmológica devido a observação de possíveis problemas visuais.

É importante ressaltar que todos os alunos que apresentarem alguma dificuldade visual receberão encaminhamento para consulta com um oftalmologista. Caso seja confirmada a necessidade, eles serão providos com óculos adequados, visando garantir que possam participar das atividades escolares com conforto e eficiência.

Essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Boa Esperança com a saúde e o bem-estar dos estudantes, demonstrando a preocupação em proporcionar um ambiente educacional inclusivo e propício para o pleno desenvolvimento de cada criança. A triagem de acuidade visual nas escolas municipais continuará acontecendo nas próximas semanas, abrangendo um número cada vez maior de alunos e contribuindo para a promoção da saúde ocular em nossa comunidade.

Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Comunicados, informações e/ou orientações oficiais serão divulgados somente através de nossas redes oficiais de comunicação.

Contato: (27) 99526-3575