O objetivo é construir uma política nacional de desenvolvimento urbano, abordando temas como habitação, saneamento, mobilidade, trânsito e participação popular.
A Prefeitura de Boa Esperança, por meio das Secretarias de Administração e de Comunicação e Governo, promoveu nesta quarta-feira (25), a 3ª Conferência Municipal das Cidades.
O evento foi realizado no Centro Cultural Alceu Faria, reunindo autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil, associações, entidades profissionais, empresariais, de trabalhadores e acadêmicas.
Com o tema “Desenvolvimento Urbano: inclusão, sustentabilidade e justiça”, a conferência teve como objetivo discutir políticas públicas para o planejamento urbano e ampliar a participação social na construção de agendas e metas para o município.
O prefeito participou da abertura, ladeado de vereadores, secretários e demais convidados.
A programação do evento foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas duas palestras. A primeira, com o tema Regularização Fundiária e Mobilidade Urbana, ministrada pelo Procurador Municipal Gustavo Aguiar.
A segunda palestra tratou de Saneamento Básico, com foco em acesso à água, principalmente em se tratando de pessoas com baixa renda, acesso aos descontos em suas respectivas faturas, esgoto e gestão de recursos, que foi ministrada pelo Sr. Saulo Lemos Silva, gerente de operações da CESAN no norte do estado do Espírito Santo, e pela engenheira Iranete Gueler Machado, especialista em recursos hídricos e mestranda em mudanças climáticas.
A segunda etapa do evento, contou com a participação do representante da SEDURB, o arquiteto e urbanista Marlos Régis de Araújo Lopes, secretário executivo da 6ª Conferência Estadual das Cidades.
Neste momento foram discutidas as prioridades para o Município dentro dos eixos: Habitação e Regularização Fundiária, Sustentabilidade e Emergências Climáticas, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos conforme os eixos temáticos, para elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano do Município. Após a elaboração, por meio de votação, foram escolhidas quatro propostas prioritárias para o Município.
Ao final, realizou-se a eleição dos delegados que irão representar o Município de Boa Esperança na etapa estadual Conferência das Cidades.
Foram eleitos como representantes do poder público o Sr. Manoel Antônio Silverio, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Sr. Alqma Flegler Galvão, Assessor Especial de Projetos.
Como representante dos movimentos populares, foi eleito o Sr. Acácio dos Santos Ferreira, representante da CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades. O objetivo é construir uma política nacional de desenvolvimento urbano, abordando temas como habitação, saneamento, mobilidade, trânsito e participação popular.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a Sexta-Feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
(27) 3768-6500 | Fala Cidadão: 27998256525
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil
Fala Cidadão: 27998256525