Foram formados grupos de trabalho para aprofundar a discussão sobre os eixos temáticos e propor encaminhamentos e diretrizes para o fortalecimento da política de assistência social no município.
A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na quarta-feira (02/07) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro reuniu profissionais da área, conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil, autoridades municipais e lideranças comunitárias para discutir os rumos da política de assistência no município.
Durante o evento, os participantes debateram cinco eixos temáticos fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):
A conferência contou com a palestra magna do assistente social Rochester Santana de Lima, mestre e doutor em Política Social pela UFES. Conselheiro estadual sobre drogas e integrante da Gerência de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rochester trouxe reflexões importantes sobre os avanços, desafios e perspectivas do SUAS após duas décadas de implementação.
No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para aprofundar o debate dos eixos e elaborar propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência.
Para o prefeito Cláudio Rodrigues, a política de assistência social tem papel estratégico na promoção da cidadania:
“A assistência social está em todos os lugares. Não se resume à entrega de uma cesta básica. É preciso acompanhar de perto, promover inclusão e garantir acesso à saúde, ao esporte, à educação. Boa Esperança precisa de investimentos, e este evento mostra ao Estado e à União que a demanda é real”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Regiane Ruella da Silva, destacou o caráter participativo e transformador da conferência:
“São momentos fundamentais para refletirmos sobre os desafios e propormos melhorias nas políticas públicas. Agradeço ao prefeito Cláudio Rodrigues e à presidente do Conselho Municipal, Ednalva Jardim Barrere, pelo compromisso com a população.”
A programação contou ainda com apresentações culturais, com destaque para os alunos de karatê, coordenados por Givanildo de Jesus Rocha, e a equipe de ginástica rítmica. Secretários municipais, conselheiros e lideranças comunitárias também marcaram presença.
A 15ª Conferência reafirma o compromisso de Boa Esperança com a construção de uma política de assistência social cada vez mais sólida, inclusiva e voltada à garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a Sexta-Feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
(27) 3768-6500 | Fala Cidadão: 27998256525
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil
Fala Cidadão: 27998256525