As ideias elaboradas serão levadas à 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, na cidade da Serra.
O município de Boa Esperança foi sede, nesta quarta-feira (09), da 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ocorreu no Centro Cultural Alceu Faria de Carvalho e reuniu representantes dos municípios de Boa Esperança e Pinheiros, autoridades locais, profissionais das áreas da saúde e assistência social, além de membros da sociedade civil.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência teve como objetivo promover debates e construir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa.
A programação contou com palestras de especialistas da área. A vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Marta Nunes do Nascimento — assistente social aposentada e pós-graduada em Gerontologia — destacou a importância da articulação entre os entes federativos na promoção de um envelhecimento ativo, justo e participativo. Já a assistente judiciária de Pinheiros, Jhenifer Amaral, abordou os direitos da pessoa idosa sob uma perspectiva legal e social, reforçando o papel da legislação na garantia da cidadania e dignidade.
Estiveram presentes o prefeito de Boa Esperança, Cláudio Rodrigues; o vice-prefeito, Amarildo Teixeira; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Regiane Ruella da Silva; a secretária de Assistência Social de Pinheiros, Luciana Ellen Passos de Almeida; além de representantes dos grupos GAI – Ativa Idade de Pinheiros, Associação Grupo União da 3ª Idade, Pastoral da Pessoa Idosa e do Serviço de Convivência do CRAS de Boa Esperança.
Durante o evento, autoridades reforçaram o compromisso com a valorização e os direitos da pessoa idosa.
“Nosso município tem atuado como referência regional no cuidado com os idosos, buscando sempre garantir dignidade, respeito e inclusão”, destacou a secretária Regiane Ruella.
O prefeito Cláudio Rodrigues também ressaltou o papel da gestão municipal:
“Precisamos de políticas públicas contínuas, que ampliem o acesso dos idosos à saúde, ao lazer, à cultura e ao acolhimento institucional. Esse é um compromisso da nossa gestão.”
Além das palestras, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir propostas nos cinco eixos temáticos da conferência. As ideias elaboradas serão levadas à 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, na cidade da Serra.
Ao final dos debates, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão os municípios na etapa estadual:
Delegados(as) de Boa Esperança:
Delegados(as) de Pinheiros:
A conferência também foi marcada por momentos de integração e confraternização entre os participantes, reforçando o valor do diálogo intergeracional e a construção coletiva de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa com o processo de envelhecimento.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a Sexta-Feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
(27) 3768-6500 | Fala Cidadão: 27998256525
Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil
Fala Cidadão: 27998256525