Horário de verão começa dia 20 de outubro

Horário de verão começa dia 20 de outubro

16 de outubro de 2013 às 00h00.

Estados e Municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora, a partir da 0 hora do dia 20 de outubro. O período chamado horário de verão foi confirmado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e vai até dia 16 de fevereiro de 2014. Nesse dia, os relógios votam a ser atrasados em uma hora.
Anualmente, desde 1985, a mudança no horário é adotada como medida para economizar energia. Foi instituído pelo Decreto do Executivo 20.466/1931 que estabeleceu a hora de economia de luz no verão em todo o território brasileiro. E nesse ano, a mudança se estendeu por cinco meses.
Em 2008, o decreto 6.558, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. O texto estabeleceu que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Com exceção para o ano em que o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

Dias são mais longo
Assim, na estação em que os dias são mais longos – devido à posição da Terra em relação ao Sol – a alteração da hora faz com que as luzes das cidades sejam acesas mais tarde. O que gera uma redução considerável no consumo de energia elétrica, segundo a ONS.

O horário de verão se aplica as regiões mais afastadas da Linha do Equador. Isso, porque nas mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano. Esse ano, o Estado da Bahia também vai aderir à medida. Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:

2h: os Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
1h: os Estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
0h: as regiões Sul e Sudeste, mais o Estado de Goiás, adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.
 

 

 Roosewelt Pinheiro/ABrRoosewelt Pinheiro/ABr

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Segunda a Quinta-feira de 07h30 às 11h30 e 13h às 17h
Sexta-feira de 07h às 13h

Telefone

(27) 3768-6547

Endereço

Avenida Senador Eurico Rezende, 780 | Centro | Boa Esperança | 29845000 | ES | Brasil

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Boa Esperança. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.