Saúde usa bombas costais no reforço de combate a Dengue em Boa Esperança

14 de fevereiro de 2020 às 00h00.

Diante do aumento de casos de Dengue que chegou a 571 notificações no período de 1º de janeiro a 14 de fevereiro desde ano, a Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus)  adotou uma nova estratégia no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

A Semus está realizando desde segunda-feira (10), com equipes da Vigilância em Saúde, com apoio da Superintendência Regional Norte de Saúde, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente, mutirão com utilização de bombas costais motorizadas em ações de bloqueio de transmissão viral, que consiste na aplicação de outro tipo de inseticida em torno das residências com casos suspeitos de dengue.

A aplicação do inseticida tem efeito residual de aproximadamente 15 dias, pois as camadas de cristais do princípio ativo ficam na superfície dos recipientes (pneus, sucatas, vasos de planta) e ao seu redor. Essa permanência aumenta a possibilidade de eliminação do mosquito.

De acordo com secretária de Saúde, Ana Rosa Marin, o Governo Municipal não tem medido esforços na intensificação dos trabalhos para combater a doença, mas lembrou que o combate à Dengue é um problema que deve ser combatido por todos.

“O crescimento do número de casos de dengue nos preocupa neste ano, estamos fazendo a nossa parte com mais essa ação, mas é preciso que toda a população se envolva no combate à dengue porque 90% dos focos estão nas residências. É importante que todos escolham um dia na semana para fazer uma varredura em sua residência, vasculhando objetos e locais que possam acumular água parada, principalmente nesse período de chuvas constantes”, explica a secretária.