Boa Esperança intensifica o combate a dengue com carro fumacê

O serviço foi iniciado na tarde de sexta-feira

Com a alta incidência de casos positivos para dengue no município de Boa Esperança, foi necessária a inclusão da pulverização de inseticida (carro fumacê) para bloquear a epidemia, matando somente o  mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está divulgando os dias, horários e bairros estratégicos onde será realizado o serviço para que os moradores abram as portas e janelas das residências, durante a passagem do carro fumacê, pois o inseticida age na fase adulta do mosquito transmissor da dengue. Na sexta-feira e no sábado, o serviço foi realizado nos Bairros Nova Cidade e Vila Tavares, onde foi registrado um grande número de notificações de casos de dengue. Nesta terça-feira, no horário das 17 às 20h30 o carro volta a circular nesses bairros.

No sábado o serviço com carro fumacê foi realizado no centro, pela manhã e à tarde.  A programação seguiu na segunda-feira (02) e volta na quarta-feira (04), no centro, das 5h às 8h e das 17h  às 20h30.  Nos Bairros Vila Fernandes e Boa Mira, o serviço foi realizado também no domingo e volta a ser realizado na terça-feira e quinta-feira, no horário de 5h as 8h.

A recomendação da Secretaria de Saúde é de que durante a passagem do fumacê, os moradores abram as portas, janelas e box de banheiro, para que as gotículas do inseticida possam chegar ao até o interior da  residência, onde normalmente o Aedes Aegypti se abriga. É importante proteger com plástico ou tecido as gaiolas de pássaros. Se possível, retire-se da sua residência com seu animal de estimação, no horário do fumacê, ou mantenha-se longe do veículo enquanto estiver sendo realizando o trabalho.

O inseticida tem ação temporária, portanto, não é preventivo, por cada morador deve fazer a sua parte, cuidando de sua residência, eliminando os criadouros das larvas do mosquito.

“É necessário que os veículos circulem nesses horários, pois, esse é o horário de maior circulação do vetor (Aedes aegypti). É nesse horário que o mosquito pica, e que a temperatura do ambiente se encontra adequada para a aplicação do inseticida. O veículo não pode circular nos horários de altas temperaturas, nessa situação o inseticida evapora com muita rapidez e não atinge o objetivo, que é matar os mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya. O carro contendo inseticida pesado só circula nos bairros que possuem epidemia das doenças ou que apresentaram aumento do número de pessoas que contraíram as doenças”, explica a Secretária de Saúde, Ana Rosa Marin.

Tags:
Dengue | Carro Fumacê |

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de março de 2020

Em virtude de decreto de estado de emergência em saúde sobre medidas de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus, a Prefeitura e suas Secretarias passam a funcionar em novo horário

Segunda a sexta-feira: Das 07h00 às 13h00 (Sem Atendimento ao Público)