Boa Esperança registra primeiro caso suspeito de Coronavírus

21 de março de 2020 às 00h00.

Todos os dias às 17 horas, o prefeito Lauro Vieira ou a secretária Ana Rosa Marin farão o pronunciamento oficial por meio de vídeo a ser veiculado na página oficial da Prefeitura no Facebook.

O prefeito Lauro Vieira e a secretária de Saúde Ana Rosa Marin informaram na tarde deste sábado, 21, que há o registro do primeiro caso suspeito de Coronavírus em Boa Esperança.

De acordo com a secretária Ana Rosa, tanto a pessoa que está em quarentena (período de 14 dias), quanto os familiares estão sendo monitorado pelas equipes de saúde do Município.  Segundo ela não há a confirmação de como sendo positivo o mencionado caso.

“Não é motivo de alarde, mas conclamamos que todos as pessoas fiquem em casa, como forma de contribuir com o fim do vírus”, frisou.

Em reunião de 13 às 18h, no plenário da Câmara Municipal, com equipe de secretários, vereadores, servidores da saúde, defesa civil e representantes de vários setores, a exemplo, da CDL e hospital, o Município decidiu implantar o Gabinete de Gestão e Combate ao Coronavírus, com o objetivo de criar e adotar as medidas de controle e combate ao novo vírus.  Foram criadas várias frentes de trabalho, com as respectivas equipes para atuação diária em diferentes áreas.

Uma das definições do Gabinete de Gestão, é que todos os dias, às 17 horas, o prefeito ou a secretária fará um pronunciamento oficial por meio de vídeo a ser veiculado na página oficial da Prefeitura no Facebook ou em rádio.

Em entrevista à rádio local, o prefeito ao falar diversos assuntos relacionados ao Coronavirus, conclamou novamente o apoio dos moradores para evitar a aglomeração nos comércios na hora das compras.  Lauro Vieira disse que não há necessidade de pânico, apenas que pessoa possa se controlar para evitar a propagação do vírus no Município.

O prefeito ainda destacou a importância dos comerciantes cumprirem o decreto do Governo do Estado, que prevê o fechamento da maioria dos comércios, com exceção de alguns, a exemplo dos supermercados, padarias,  farmácias e postos de gasolina.

As farmácias do município fizeram acordo e definiram que todos os dias terão três farmácias abertas, sendo aquela de plantão e mais duas.

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabiliza, neste sábado (21), 837casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento. Destes, 232 foram descartados e 26 foram confirmados.